Home DESTAQUE Além do petróleo: é possível existir uma nova matriz energética global? 

Além do petróleo: é possível existir uma nova matriz energética global? 

A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia utilizadas para diversas atividades. É possível uma matriz global renovável?

by Veronica Stivanim
,matriz energética ,energia , eletricidade, economia, petróleo, energia renovável, destaque,

A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia que são utilizadas para diversas atividades, ao passo que a matriz elétrica se refere ao conjunto de fontes utilizadas apenas com um foco de gerar energia elétrica, sendo assim, a matriz elétrica faz parte da matriz energética.

Além do petróleo: é possível existir uma nova matriz energética global? 

Um conjunto de fontes de energia utilizadas para a captação, distribuição e utilização de energia elétrica em diversos setores, essa pode ser de uma sucinta definição de matriz energética. 

Uma vez que essa representa a quantidade de energia disponível, sendo que essas energias podem ser oriundas de fontes renováveis ou não renováveis. Atualmente, o mercado é movido por energias não renováveis, pois a matriz energética global é composta por combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão natural.

Sustentabilidade

No entanto, o surgimento de outras possibilidades de geração de energia tem sido um ponto de atenção das grandes economias, dada a necessidade de foco em sustentabilidade e da criação de novas energias limpas, também chamadas de energias verdes.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) destaca que a matriz energética do Brasil é baseada na produção hidrelétrica. Visto que são mais de mil usinas no país, representando mais da metade da produção e do consumo dos brasileiros.

O etanol é um combustível economicamente forte no Brasil

A EPE destaca que o Brasil incentiva, desde 1970, a utilização do etanol, que é o combustível oriundo da cana-de-açúcar. Já que o etanol é uma energia renovável que representa 15% em média dos combustíveis consumidos em motores a combustão. 

A possibilidade de uma nova matriz energética mundial é cada vez mais discutida, por conta da emissão de gases tóxicos oriundos dos combustíveis fósseis.

A dependência econômica do petróleo

Contudo, a dependência do petróleo dentro da demanda atual, abrangendo a economia global em suas atividades industriais, é muito elevada. Isso também ocasiona a discussão sobre a possibilidade de que o mercado dependa cada vez menos do petróleo.

O petróleo na atualidade é o foco de conflitos geopolíticos e de diversas negociações. Recentemente, a Rússia  informou que irá limitar a sua produção, ao passo que a Opep+ irá fazer uma reunião no mês de março para analisar a limitação do preço do barril Brent, que é a base de negociações do mundo.

Independentemente deste momento delicado que a política e a economia vivem por conta de diversos fatores externos, o investimento em outras fontes de energia tem ocorrido de forma ampla.

Energia renovável

A gasolina sintética é uma possibilidade que está cada vez mais popular. Trata-se de um combustível de emissão de carbono quase zero e que pode ser utilizado em qualquer motor, sem precisar de adaptações. 

Entretanto, é muito cedo para falar sobre uma nova matriz energética global através de fontes renováveis. Ainda que muitas possibilidades de energias sustentáveis já estejam sendo utilizadas ao redor do mundo.

Interesses políticos e fatores climáticos impactam a elaboração de uma possibilidade única para todo o funcionamento econômico, como ocorre atualmente com o petróleo como uma matéria principal.

Contudo, por conta de tantas possibilidades renováveis que têm surgido ao redor do mundo, existe a ideia de que a dependência do petróleo seja menor. Assim, diminuindo exponencialmente a emissão de gás carbônico em longo prazo. As empresas petrolíferas alegam que possuem planos voltados para sustentabilidade, coexistindo com a demanda atual por petróleo.

Veja também