Home NOTÍCIAS AIE: Não espere que os preços do petróleo aumentem muito

AIE: Não espere que os preços do petróleo aumentem muito

by Julio Cesar
A desaceleração da demanda por petróleo e o contínuo superávit global limitarão os preços do petróleo e os impedirão de subir demais, evitando a exacerbação das tensões geopolíticas, disse Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE),

“Os preços são determinados pelos mercados … Se virmos o mercado hoje, veremos que a demanda diminui significativamente”, disse Birol à Reuters em uma conferência sobre energia na Índia.

De acordo com o chefe da agência de Paris, quantidades significativas de petróleo americano estão inundando o mercado, e a produção de petróleo também está aumentando no Iraque, no Brasil e na Líbia.

Esse aumento na oferta, no entanto, criou agora um superávit global, de acordo com o último relatório do mercado de petróleo da IEA. Na semana passada, a AIE informou que o suprimento de petróleo superou a demanda em 900 mil barris por dia, alertando que a recuperação do saldo do mercado de petróleo havia diminuído.

“Esse superávit aumenta as imensas reservas no segundo semestre de 2018, quando a produção de petróleo aumentou exatamente quando o crescimento da demanda começou a declinar. Obviamente, a rigidez do mercado não é um problema no momento, e parece que qualquer mudança na balança progrediu ainda mais no futuro ”, disse o IEA.

Em seu relatório de julho, a AIE informou que suas perspectivas para o crescimento da demanda por petróleo em 2019 permaneceram praticamente inalteradas em relação ao relatório anterior e ainda estão em 1,2 milhão de barris por dia.

Mas Birol disse à Reuters em entrevista exclusiva no início desta semana que a agência reduz o aumento projetado na demanda de petróleo para 1,1 milhão de barris por dia, à luz da desaceleração econômica global.

“Se a economia mundial se mostrar ainda pior do que pensamos, podemos até olhar nossos números nos próximos meses”, disse Birol à Reuters.

Na sexta-feira, os preços do petróleo subiram depois que a Marinha dos EUA derrubou um drone iraniano no Estreito de Hormuz na quinta-feira. O USS Boxer tomou medidas defensivas contra um drone iraniano que se aproximou de um navio próximo, apesar das inúmeras advertências sobre a partida, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O presidente Trump acrescentou que o drone ameaçou a segurança do navio e de sua tripulação e foi imediatamente destruído.

O Irã nega o incidente, afirmando que todos os seus drones sobre o Estreito de Hormuz são levados em conta.

Às 06:21 da sexta-feira, o índice WTI bruto subiu 1,37%, para US $ 56,18, e o Brent Crude subiu 1,74%, para US $ 63,01.

Veja também