Foto: Freepik
A Acelen Renováveis está investindo pesado no seu projeto de biorrefino na Bahia, com foco na produção de Diesel Renovável (HVO) e Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A companhia divulgou recentemente os planos para a abertura de um escritório em Houston, Texas, e parcerias com empresas como Honeywell e AFRY, buscando levar essa produção também para o mercado dos Estados Unidos. Além disso, o investimento de mais de US$ 2,5 bilhões que a companhia planeja para a planta anexa à Refinaria de Mataripe destaca o seu objetivo de se tornar um player global na produção de combustíveis renováveis.
A Acelen Renováveis está ampliando sua presença global com um projeto de biorrefino na Bahia, de olho na demanda nos Estados Unidos. Com foco na produção de Diesel Renovável (HVO) e Combustível Sustentável de Aviação (SAF), a companhia anunciou também a abertura de um escritório em Houston, Texas, além de planos para buscar novos parceiros no exterior.
Durante a COP28, em Dubai, a Acelen revelou seus planos de alcançar o mercado americano, com foco na exportação de SAF para os Estados Unidos e Canadá, e eventualmente para a Europa. Dessa forma, a decisão de abrir um novo escritório em Houston demonstra mais uma estratégia da Acelen para se destacar no mercado global de energia.
O CIO da Mubadala Capital, Oscar Fahlgren, enfatizou a intenção da Acelen de adquirir ativos nos Estados Unidos, destacando o foco da empresa em acelerar a transição energética. Assim, a presença da Acelen em Houston fortalece seus laços com o mercado global e posiciona a empresa para futuras compras de ativos de energia limpa nos Estados Unidos.
A nova planta de biorrefino da Acelen será instalada junto à Refinaria de Mataripe, no município baiano de São Francisco do Conde, com um investimento de US$ 2,5 bilhões. Conforme anunciado pela empresa, a construção está programada para iniciar no início do próximo ano, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.
Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, destacou que o projeto não se limita ao mercado brasileiro, ressaltando o compromisso da empresa em se destacar na produção de combustíveis renováveis a nível global. Assim, a planta de biorrefino, além de impulsionar a transição energética no Brasil, trará destaque ao país como referência na produção de combustíveis renováveis.
Ainda durante sua participação na COP 28, a Acelen anunciou parcerias para o desenvolvimento da planta de produção de biorrefino. Para o processo de refino, a tecnologia escolhida foi da Honeywell, especializada na transformação de óleos vegetais e gordura animal em combustíveis renováveis de alto rendimento. A Honeywell será responsável pela hidrogenação do óleo, contribuindo para a produção de HVO e SAF.
Leon Melli, diretor de vendas da companhia, ressaltou a importância da parceria para o projeto no mercado global de SAF e HVO. A escolha da tecnologia da Honeywell atrairá muita atenção para o projeto da Acelen no mercado internacional. Quanto à infraestrutura da planta, a AFRY, empresa europeia de serviços de engenharia, foi escolhida.
Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis, destacou a abordagem “fully sustainable” da empresa para a unidade de biorrefino, garantindo um projeto econômico, social e ambientalmente responsável. Assim, com a expansão para os Estados Unidos e parcerias para o desenvolvimento da planta de produção de biorrefino, a Acelen está demonstrando seu foco com a transição energética global e com a expansão de mercado.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…