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Com investimentos milionários, Brasil se destaca na produção de combustível verde para aviação

Brasil se prepara para se tornar um líder global na produção de combustível sustentável de aviação, atraindo investimentos internacionais.

by Andriely Medeiros
Brasil se prepara para se tornar um líder global na produção de combustível sustentável de aviação, atraindo investimentos internacionais.

O Brasil está se posicionando como um polo importante na produção de combustível verde para aviação. Este movimento é impulsionado pela necessidade global de descarbonizar o setor aéreo. Grupos internacionais, como Shell e Mubadala, estão interessados em investir no país para desenvolver o combustível sustentável de aviação (SAF). A produção de etanol brasileiro, que pode ser convertido em SAF, é um dos principais fatores que atraem esses investimentos.

O potencial do Brasil na produção de combustível verde

Como o segundo maior produtor mundial de etanol, o Brasil possui uma grande vantagem na produção de combustível verde. A diversidade agrícola e a capacidade de cultivar matérias-primas baratas para biocombustíveis tornam o país competitivo em relação a outras nações, especialmente os Estados Unidos. Além disso, o etanol de cana-de-açúcar brasileiro tem menores emissões de carbono, o que é essencial para atender às normas de produção de SAF.

Bruno Serapião, CEO da Atvos Agroindustrial, destaca que o Brasil está em uma posição privilegiada para ser o centro mundial de SAF. A empresa, com apoio do Mubadala, planeja investir em uma unidade que utilizará etanol para produzir combustível de aviação. A combinação da experiência brasileira na produção de etanol e as tecnologias avançadas disponíveis podem proporcionar uma produção mais eficiente de combustível sustentável.

A demanda crescente por combustível 

A demanda por SAF está aumentando, impulsionada por políticas de incentivo na União Europeia e nos Estados Unidos. Contudo, a oferta ainda não atende a essa crescente necessidade. O combustível de aviação é uma das soluções disponíveis para a indústria reduzir suas emissões de carbono, que representam cerca de 2,5% do total global. Esse crescimento na demanda por combustível verde reflete a urgência em minimizar o impacto ambiental da aviação.

O CEO da Cosan Investimentos, Ricardo Mussa, ressalta que a produção de etanol no Brasil coloca o país em uma posição forte para exportar SAF. “Para cada litro de SAF, precisamos de 1,7 litro de etanol. O Brasil é o melhor lugar para produzir”, afirma Mussa. Essa afirmação é apoiada por estudos que mostram que o Brasil pode aumentar significativamente sua capacidade de produção de combustível sustentável.

Investimentos em combustível verde e infraestrutura

Um estudo realizado pela Airbus, Latam e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) prevê que o Brasil tenha potencial para produzir até 50 bilhões de litros de combustível de aviação verde até 2030. Isso é comparável à produção esperada dos Estados Unidos, mas com o diferencial de que o Brasil deverá se tornar um grande exportador de SAF. A capacidade do país de gerar etanol em larga escala proporciona uma vantagem competitiva nesse mercado.

Para garantir que essa produção não ocorra apenas para exportação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Combustível do Futuro, que estabelece novos mandatos para os biocombustíveis. Essa legislação cria um ambiente favorável para os investimentos na infraestrutura necessária para a produção de SAF, com foco em aumentar a capacidade produtiva e garantir que o Brasil mantenha o controle sobre sua produção.

Desafios e oportunidades

Apesar das oportunidades, o Brasil enfrenta desafios para se tornar um líder na produção de combustível verde. A legislação climática nos Estados Unidos, que oferece incentivos significativos, representa uma concorrência. Além disso, a preocupação de que o etanol brasileiro seja exportado para ser convertido em SAF em outros países precisa ser abordada. O CEO da BP Bioenergy, Geovane Consul, enfatiza a importância de garantir que o Brasil não se torne apenas um fornecedor de etanol, mas também um produtor de SAF.

Iniciativas de empresas como Raízen, uma joint venture entre a Shell e a Cosan, que planejam construir fábricas de combustível de aviação, mostram que o setor está avançando. Enquanto os projetos de SAF no Brasil estão começando, a expectativa é que novas usinas possam ser inauguradas em breve, ampliando a capacidade de produção e consolidando o Brasil como um líder global em combustível verde para aviação.

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