A companhia norueguesa Equinor divulgou na última quarta-feira, (10), a contratação da TechnipFMC como a fornecedora dos equipamentos subsea que serão utilizados no Bloco BM-C-33, localizado na Bacia de Campos. O contrato inclui a entrega de árvores subsea, coletores e demais equipamentos utilizados nas operações da petroleira. Esse projeto é a grande aposta da empresa para expandir a sua presença no cenário offshore brasileiro.
TechnipFMC garante grande contrato de fornecimento de equipamentos subsea para o projeto da Bacia de Campos
O mercado de exploração nacional continua aquecido nesse segundo trimestre de 2023. A companhia norueguesa Equinor veio à imprensa anunciar mais uma grande parceria nesse ano, dessa vez, com a TechnipFMC. Ela foi a escolhida para o fornecimento de equipamentos subsea que serão utilizados na campanha da petroleira no Bloco BM-C-33, um dos principais ativos da Bacia de Campos.
A instalação do sistema submarino acontecerá em uma profundidade de água de aproximadamente 2.900 metros, a maior da história da Equinor. A TechnipFMC será a responsável pelo fornecimento de árvores subsea, coletores, risers, linhas de fluxo, equipamentos de distribuição e demais equipamentos necessários para a campanha.
Ela é uma das principais empresas no mercado de exploração brasileira quando se trata de equipamentos de ponta. Assim, a contratação pela Equinor garante à petroleira norueguesa a confiança na qualidade operacional na Bacia de Campos.
A TechnipFMC ainda recebeu uma opção adicional do contrato de projeto de engenharia básica concedido em julho de 2022 pela Equinor. Essa opção foi oferecida para fornecer serviços integrados de engenharia, aquisição, construção e instalação para o projeto SURF.
Equinor expande projeto do bloco subsea na Bacia de Campos com a contratação da Modec para o fornecimento do navio-plataforma da campanha
Além de anunciar a parceria com a TechnipFMC para o fornecimento de equipamentos subsea para a Bacia de Campos, a Equinor anunciou recentemente outro parceiro nesse projeto. Trata-se da Modec, que realizará o afretamento do navio-plataforma que produzirá petróleo e gás na campanha da empresa na área.
Geir Tungeskiv, vice-presidente executivo de Projetos, Perfuração e Aquisições da Equinor, anunciou que a companhia está satisfeita em ter assinado contratos com empresas de renome, reconhecidas por sua experiência e qualidade, para garantir a entrega do projeto BM-C-33. A embarcação resultante desses contratos deverá ser entregue em 2027 e iniciar sua produção em 2028.
Já Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil, reforçou a importância do BM-C-33 no contexto da exploração de óleo e gás no Brasil, principalmente para a Bacia de Campos.
“O Brasil é uma área estratégica para o crescimento da Equinor e a companhia tem ambições de aprofundar sua presença no país. O BM-C-33 será um importante projeto para viabilizar esse objetivo, sendo um relevante fornecedor para o mercado de gás doméstico, contribuindo para o desenvolvimento industrial e para a segurança energética localmente”, afirmou.
Agora, a Equinor utilizará as parceria com a TechnipFMC e com a Modec para tornar sua campanha subsea na Bacia de Campos ainda mais eficiente. Com as informações divulgadas até o momento, pode-se concluir que o Bloco BM-C-33 é a principal aposta da Equinor para suas operações na Bacia de Campos. E agora, ela contará com os equipamentos subsea da TechnipFMC para otimizar os trabalhos na área.
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa de energia sediada na Noruega, que atua em mais de 30 países em todo o mundo. Fundada em 1972 como Statoil, a empresa mudou seu nome para Equinor em 2018, como parte de uma estratégia de mudança para se tornar uma empresa de energia mais ampla e diversificada. A campanha subsea na Bacia de Campos é a próxima estratégia de mercado em andamento pela companhia.