O Estaleiro Detroit lançou o seu novo rebocador que reduz a emissão de gases em 6%, com uma capacidade de tração de 80 toneladas. O novo rebocador híbrido mecânico do Estaleiro Detroit já é o primeiro das Américas.
Primeiro rebocador híbrido das Américas, que reduz gases poluentes, é lançado pela Detroit Brasil
A redução da emissão de gases é de até 6% no comparativo com o rebocador convencional. Por isso, o rebocador do Estaleiro Detroit é uma inovação no setor.
O investimento para a fabricação do rebocador foi oriundo de recursos do FMM (Fundo da Marinha Mercante) repassados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Diferencial tecnológico
A Schottel forneceu os propulsores para o rebocador do Estaleiro Detroit, assim como o sistema híbrido é da empresa MTU. O diferencial do sistema híbrido é uma série adicional no eixo, o que permite a conexão entre os propulsores de ambos os bordos.
Redução da emissão de gases e economia de combustível
Além da redução de emissões de gases, a tecnologia implementada no rebocador permite que a embarcação mantenha um dos motores principais desligados em deslocamentos curtos, bem como em manobras específicas.
Dessa forma, ocorre a economia do consumo da operação do motor, em número de horas de funcionamento, e a economia do combustível. A redução de gases do efeito estufa é uma vertente dos valores da Detroit Brasil.
Visto que a empresa inaugurou em Istambul uma linha de rebocadores com soluções focadas para essa redução, a linha Detroit Green Line foi inaugurada em 2022.
O rebocador anunciado pela empresa faz parte de uma série que pode possuir quatro embarcações, de modo que três serão híbridas e uma será 100% focada no sistema operacional.
Sobre a Detroit Brasil
De acordo com informações oficiais, a Detroit Brasil é uma empresa consolidada como um dos principais estaleiros das Américas. A empresa destaca que já entregou mais de 100 embarcações em 20 anos de atividades.
A Detroit Brasil é uma referência na construção de embarcações de alta tecnologia. Localizada às margens do Rio Itajaí-Açu, na cidade de Itajaí, litoral de Santa Catarina, a Detroit Brasil é uma referência na indústria naval do país.
O Padrão Detroit de Qualidade foi desenvolvido segundo as principais normas e regulamentos da construção naval, de acordo com definição oficial da empresa.
Estaleiro construído com tecnologia de ponta e infraestrutura de padrão internacional
O estaleiro ocupa uma área de 120 mil metros quadrados e realiza atividades importantes para o setor, como reparo e modernização das embarcações.
Próximo aos Portos de Itajaí e Navegantes, o estaleiro possui instalações de padrão internacional, o que inclui uma Doca elevatória e um amplo pátio.
Liderança e referência
As técnicas de produção da empresa são de alta tecnologia, sendo assim, a Detroit Brasil é um dos principais estaleiros de fabricação e reparação das Américas, considerando toda a sua estrutura para a produção em aço e alumínio.
Por fim, a empresa disponibiliza diversas informações sobre seus projetos, considerando sua tecnologia. Além disso, a Detroit também se destaca no segmento de embarcações de apoio Offshore, sendo uma referência para o setor em diversos aspectos.