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Yamaha, Kawasaki e Hero MotoCorp revolucionaram cenário de motos híbridas no mercado global

O mercado automobilístico tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos, com o avanço da eletrificação. Enquanto os carros elétricos ganham espaço, o setor de motos ainda se mantém fiel aos motores a combustão. No entanto, essa realidade parece estar mudando, com o surgimento de motos híbridas, uma tecnologia que promete oferecer o melhor dos dois mundos. Montadoras como a Hero MotoCorp, Yamaha e Kawasaki já demonstram interesse na eletrificação de suas linhas de produtos, trazendo novidades importantes para o mercado de duas rodas.

Hero MotoCorp e a busca por eletrificação

A Hero MotoCorp, gigante indiana do setor de motos, está entre as empresas que vêm apostando em alternativas de eletrificação. O CEO da empresa afirmou recentemente que a montadora está investindo em tecnologias híbridas para o futuro. A Hero MotoCorp, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, vê as motos híbridas como uma solução viável para os desafios de eletrificação, especialmente em mercados emergentes onde a infraestrutura para motos totalmente elétricas ainda é limitada.

Yamaha e Kawasaki: pioneiras no mercado de motos híbridas

Embora a Hero MotoCorp tenha manifestado seu interesse em desenvolver tecnologias híbridas, outras montadoras já lançaram modelos no mercado. A Yamaha, por exemplo, apresentou sua scooter híbrida Fazzio em 2022, marcando sua entrada no segmento. A scooter combina um motor a combustão com uma unidade elétrica, proporcionando maior eficiência energética e autonomia.

Por sua vez, a Kawasaki lançou a Ninja 7 Hybrid, a primeira moto híbrida produzida em série. Este modelo foi revelado no EICMA de 2023, e combina um motor a combustão de 451 cm³ com um motor elétrico de 9 kW. O sistema permite que a moto opere tanto no modo elétrico quanto no modo híbrido, oferecendo mais flexibilidade ao piloto.

A tecnologia das motos híbridas e suas vantagens

O mercado de motos seguiu um caminho diferente do de carros em relação à eletrificação. Enquanto os automóveis começaram apostando em modelos híbridos antes de avançar para os totalmente elétricos, o setor de motocicletas viu o surgimento de motos elétricas primeiro. No entanto, as limitações em termos de autonomia e o peso das baterias dificultaram a popularização desse tipo de moto.

As motos híbridas, por outro lado, surgem como uma solução intermediária, superando os desafios enfrentados pelas motos elétricas. A combinação de motores a combustão e elétrico proporciona uma melhor relação entre potência e consumo de combustível. Além disso, as baterias das motos híbridas são menores e mais leves do que as dos carros, permitindo um desempenho superior em comparação com as motos elétricas.

Kawasaki Ninja 7 Hybrid

A Ninja 7 Hybrid da Kawasaki é um exemplo do que as motos híbridas podem oferecer. Ela possui um motor a combustão de 451 cm³, com dois cilindros paralelos e refrigeração líquida. Esse motor é complementado por um motor elétrico de 9 kW, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 48V. A moto pode operar em três modos diferentes: totalmente elétrica, a combustão ou híbrida, o que garante uma condução mais versátil.

A moto ainda conta com um sistema start-stop, que desliga o motor a combustão quando a moto está parada, economizando combustível. Outro destaque é o sistema de marchas híbrido, que permite trocas de marcha com ou sem a embreagem, oferecendo uma experiência de condução mais fluida.

Por que as motos híbridas estão ganhando espaço?

A principal vantagem das motos híbridas é a eficiência energética. Elas combinam o torque instantâneo dos motores elétricos com a maior autonomia dos motores a combustão, proporcionando um equilíbrio entre potência e economia. Por exemplo, a Ninja 7 Hybrid pode entregar uma potência equivalente a 59,1 cavalos, que pode ser aumentada para 69,5 cavalos com a função e-boost, sem aumentar significativamente o consumo de combustível.

Outro fator que torna as motos híbridas atraentes é a flexibilidade. Enquanto as motos elétricas enfrentam desafios de infraestrutura, como a disponibilidade de estações de recarga, as motos híbridas podem ser reabastecidas em postos de gasolina convencionais e continuar funcionando com a energia gerada pelo motor elétrico.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

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