Categorias ENERGIA

Wood Mackenzie reduz a avaliação da expansão solar até 2021

A empresa de consultoria Wood Mackenzie prevê que a pandemia de coronavírus terá um impacto significativo no mercado global de sistemas fotovoltaicos solares. A construção e o desenvolvimento estão encolhendo à medida que países em todo o mundo impõem suas medidas de isolamento e bloqueios quase totais. Devido ao impacto direto na atividade econômica, a empresa reduziu sua previsão para instalações em 2020 de 129,5 GW para 106,4 GW, 18% menor.

Para o analista de consultoria Tom Heggarty, o próximo ano também será um desafio para a indústria solar. Além disso, o dano econômico da pandemia ocorre no momento em que estamos experimentando uma queda nos preços do petróleo. Apesar de se esperar uma recuperação econômica significativa no próximo ano, os projetos a serem concluídos em 2021 estão sendo desenvolvidos e financiados hoje e, portanto, nem todas as atividades continuarão conforme o planejado.

Assim, a previsão para 2021 também foi reduzida de 127,2 GW para 123,6 GW, que é 3% menor.

Os efeitos variam de acordo com o país. Na China, o epicentro inicial do surto, o desempenho econômico indica uma recuperação contínua. Lá, segundo ele, a produção de chapas, células e módulos retorna à capacidade total e a construção foi retomada em muitos locais do projeto. Não se espera que o impacto continue além do final do segundo trimestre.

Espera-se que na Europa e América do Norte os bloqueios continuem até o segundo trimestre e, possivelmente, até o terceiro. Por sua vez, na América Latina e na África, que ainda são os menos afetados pelo surto de coronavírus, eles também devem sofrer sérias interrupções até o meio do ano.

Ele lembra que diferentes setores do mercado também serão afetados de maneiras diferentes. Os projetos de geração centralizada em construção serão os primeiros a sentir a crise devido ao bloqueio. Mas nas etapas anteriores, houve grandes problemas com a transferência de leilões, como no Brasil.

O segmento de geração distribuída está enfrentando um conjunto diferente de problemas. Uma das questões mais prementes é a exclusão social para instaladores. Portanto, afirma que o número de propriedades residenciais em muitos países diminuiu ou cessou completamente.

Quanto ao problema macroeconômico, Wood Mackenzie estima que o PIB global cairá 2% em 2020. Assim, o cenário prevê uma desaceleração do crescimento e um aumento do desemprego, o que leva ao fato de que muitos potenciais consumidores domésticos e comerciais reduzem os custos.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago