Mais uma grande parceria se formando no setor offshore global visando o cumprimento de metas ambientais durante os próximos anos. A gigante do setor marítimo Wilson Sons assinou um memorando de entendimento com a Caterpillar para a adoção de novas soluções e tecnologias de redução das emissões de gases poluentes em sua frota de rebocadores. Assim, a Caterpillar supervisionará o projeto e contribuirá com sua tecnologia de ponta para os novos sistemas nas embarcações.
A Wilson Sons se consagrou como a maior companhia do setor marítimo global e, nos últimos anos, vem adotando mais e mais medidas para cumprir as metas ambientais internacionais, trazendo mais sustentabilidade para as suas operações.
Agora, a empresa se uniu à Caterpillar para a busca por novas tecnologias de redução das emissões de gases poluentes e carbono em sua frota de rebocadores.
Dessa forma, a companhia ficará responsável pelo supervisionamento da implementação das novas tecnologias nos rebocadores da empresa marítima, além de serviços tecnológicos voltados para o monitoramento de emissões e uso de combustíveis com baixo teor de carbono ou livres de carbono.
Brad Johnson, vice-presidente e gerente-geral da Caterpillar Marine, explicou: “Melhorar a sustentabilidade nas operações marítimas exige não apenas a construção de navios novos e mais eficientes que utilizem combustíveis com baixo teor de carbono, mas também um entendimento sobre como podemos reduzir o impacto das frotas existentes. A parceria com a Wilson Sons nos permite encontrar soluções para esses dois desafios a partir da perspectiva de uma grande operadora.”
A busca pela redução das emissões de carbono e adoção de novos combustíveis no mercado internacional tem se intensificado ainda mais nos últimos anos. Isso, pois os impactos ambientais causados por combustíveis não-renováveis vêm se mostrando cada vez mais perigosos.
Assim, Adalberto Souza, diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons, destaca que o memorando de entendimento assinado para o novo projeto com os rebocadores não só trará mais benefícios à frota, mas também contribuirá para aumentar as discussões sobre a sustentabilidade no setor marítimo.
Adalberto Souza comentou sobre como está a frota atual de rebocadores da Wilson Sons. Segundo ele, a empresa já possui um projeto de construção de seis novos rebocadores, dos quais dois já foram entregues. Esses rebocadores já incorporam novas tecnologias, entre as quais o TIER III, o qual é um padrão para emissão de gases.
As soluções utilizadas nas embarcações diminuem em cerca de 14% a emissão de gases poluentes na atmosfera, em função de uma hidrodinâmica mais eficiente por meio das duplas quilhas (twin fin) utilizadas na frota. No entanto, com o apoio da Caterpillar no novo projeto da empresa, a Wilson Sons pretende expandir ainda mais essas soluções, apresentando novos sistemas mais eficientes ao longo dos próximos anos.
“Nos próximos anos vislumbramos projetos com novos rebocadores com redução nas suas emissões, usando baterias ou combustível alternativo, como biodiesel, metanol e etanol”, destacou o diretor-executivo.
O memorando de entendimento, além de reforçar o compromisso da Wilson Sons com a sustentabilidade, mostra a vontade da Caterpillar de transformar o mercado marítimo com benefícios ao meio ambiente.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…