Home ECONOMIA Walmart realiza demissões em massa para automatizar com tecnologia e fugir da inflação

Walmart realiza demissões em massa para automatizar com tecnologia e fugir da inflação

Analistas observam aumento de demissões com investimentos das empresas em tecnologia para reduzir gastos com mão de obra.

by Daiane
Walmart realiza demissões em massa para automatizar com tecnologia e fugir da inflação

Durante uma reunião de investidores da empresa, o Walmart comunicou, na quarta-feira, 05 de abril, que antecipa que a inflação contínua afete negativamente seus negócios ao longo deste ano. Além disso, anunciou planos de demissão de milhares de funcionários. Estima-se que ocorra redução de vagas de emprego e as demissões cheguem a 65% dos funcionários para a automatização e uso de tecnologia para autoatendimento dos clientes.

O diretor financeiro John David Rainey afirmou que este ano poderá apresentar características excepcionais, devido aos efeitos contínuos dos preços elevados. Embora a inflação tenha recuado desde o pico de 9,1% atingido no verão passado, o indicador ainda se encontra em um patamar desconfortavelmente elevado, acarretando uma carga financeira persistente para milhões de domicílios americanos. A alta inflação afeta principalmente empresas de preços mais baixos, como a Walmart.

No mês passado, o Departamento do Trabalho divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou um aumento de 0,4% em fevereiro em relação ao mês anterior, e 6% anualmente – cerca de três vezes mais que a média pré-pandêmica. Além disso, os preços do núcleo superaram as expectativas, com um aumento de 0,5% em fevereiro.

A inflação intensa tem gerado fortes pressões financeiras para a maioria das famílias americanas, que estão sendo obrigadas a arcar com maiores despesas em necessidades básicas, como alimentos e aluguel. Essa carga é suportada de forma desproporcional pelos americanos de baixa renda, cujos já apertados salários são fortemente afetados pelas flutuações dos preços.

O Walmart relatou que os consumidores estão adicionando mais produtos de mercearia com margens de lucro menores em seus carrinhos, em vez de roupas e produtos domésticos com margens de lucro maiores, afetando diretamente na renda corporativa.

Reunião dos investidores da Walmart e demissão em massa

Na reunião de investidores da empresa realizada na quarta-feira, 05 de abril, o diretor financeiro John David Rainey expressou sua expectativa de que a inflação persistente continue a afetar seus negócios neste ano, enquanto se prepara para dispensar milhares de funcionários (65% dos trabalhadores norte-americanos).

Tais comentários surgem após a divulgação de que mais de dois terços das lojas do varejista serão atendidas por automação dentro de três anos. A empresa declarou que cerca de 55% do volume de seus centros de distribuição passarão por instalações automatizadas nesse período, a fim de reduzir os custos unitários médios em cerca de 20%.

A automação poderá aumentar a produtividade por pessoa, mantendo ou até ampliando o número de associados, à medida que novas funções são criadas. A decisão de demitir mais de 2.000 funcionários em cinco armazéns nos EUA que atendem a pedidos de sites foi descrita pela empresa em comunicado como uma medida que não foi “tomada de ânimo leve”, e a empresa afirmou estar “trabalhando em estreita colaboração com os associados afetados para ajudá-los a entender quais opções de carreira podem estar disponíveis em outros locais do Walmart”.

A inteligência artificial e a sua influência na tecnologia e vagas de emprego

Veja também