Home NOTÍCIAS Volkswagen começa a produzir seu novo SUV compacto no Brasil

Volkswagen começa a produzir seu novo SUV compacto no Brasil

A Volkswagen iniciou a produção do SUV A0, seu novo modelo compacto, na fábrica de Taubaté, previsto para 2025.

by Andriely Medeiros
A Volkswagen iniciou a produção do SUV A0, seu novo modelo compacto, na fábrica de Taubaté, previsto para 2025.

A Volkswagen deu mais um passo em sua estratégia de renovação no mercado brasileiro. A montadora alemã começou a produção do Volkswagen A0, o SUV que promete ser o sucessor do famoso Gol. A fabricação está ocorrendo na planta de Taubaté, interior de São Paulo, e por enquanto está em fase de pré-série, com a produção em massa programada para começar em janeiro de 2025. A expectativa é que o novo modelo chegue ao mercado logo no primeiro trimestre do próximo ano.

Volkswagen dá início à produção do novo SUV em Taubaté

A fábrica de Taubaté, uma das mais importantes da Volkswagen no Brasil, foi escolhida para produzir o novo SUV, que ainda tem o nome provisório de Volkswagen A0. Apesar de ainda estar em fase de produção pré-série, essa etapa é crucial para ajustar os processos e garantir que o modelo atenda aos padrões de qualidade da montadora. A produção em série (SOP, na sigla em inglês) está prevista para começar em janeiro de 2025, e a chegada do modelo ao mercado deve acontecer logo em seguida, dentro do primeiro trimestre do próximo ano.

Esse novo SUV será o primeiro de três modelos inéditos que a Volkswagen planeja lançar no Brasil nos próximos anos. A produção faz parte do plano de investimento de R$ 16 bilhões que a montadora anunciou para o período entre 2024 e 2028. Esse aporte tem como objetivo fortalecer a presença da marca no país, modernizar suas operações e lançar novos veículos, alinhados às tendências de mercado e às necessidades dos consumidores.

Seria o novo SUV da montadora um sucessor para o Gol?

Apesar de ser chamado de “herdeiro espiritual do Gol”, o Volkswagen A0 não terá o nome do icônico hatch que marcou a história da montadora no Brasil. O Gol, descontinuado em 2022, deixou uma forte marca no mercado brasileiro, sendo um dos carros mais vendidos no país por várias décadas. No entanto, a Volkswagen optou por seguir um caminho diferente para seu novo SUV.

Ainda não foi definido o nome oficial do Volkswagen A0, mas a montadora já descartou a possibilidade de utilizar “Gol” para batizar o novo modelo. Alguns dos nomes cogitados incluem Tera, Teon, Taira, Hera, Copa e Copan. Esses nomes foram selecionados com base em uma diretriz interna que define que o nome do novo SUV terá entre três e cinco letras. Embora o nome final ainda não tenha sido escolhido, a expectativa é que ele seja anunciado pouco antes do lançamento oficial do modelo.

O papel do Volkswagen A0 no mercado nacional 

Com o lançamento do Volkswagen A0, a montadora busca ocupar o espaço deixado pelo Gol, que era o carro de entrada da marca no Brasil. No entanto, o novo modelo será um SUV compacto, seguindo a tendência de crescimento desse segmento no país. Os SUVs têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, e a Volkswagen espera que o A0 se torne um dos principais concorrentes nessa categoria.

O segmento de SUVs tem sido uma aposta forte das montadoras nos últimos anos, e a Volkswagen não é exceção. Além do A0, a marca também planeja lançar outros modelos de SUV nos próximos anos, incluindo versões híbridas, alinhadas às novas demandas do mercado por veículos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.

Investimentos da Volkswagen no Brasil

O lançamento do Volkswagen A0 faz parte de um grande plano de investimentos da montadora alemã no Brasil. Entre 2024 e 2028, a Volkswagen pretende investir R$ 16 bilhões no país, com foco na modernização de suas fábricas, no desenvolvimento de novos produtos e no fortalecimento de sua presença no mercado brasileiro.

Além da produção do novo SUV, a fábrica de Taubaté deverá receber outros projetos importantes nos próximos anos, à medida que a montadora amplia sua linha de produção no Brasil. Esse investimento também demonstra o compromisso da Volkswagen com o mercado brasileiro, que é um dos mais importantes para a empresa fora da Europa.

Veja também