Para essa terça-feira, (09/08), a companhia de soluções logísticas de portos e ferrovias VLI está com o projeto de instalação do Polo de Fertilizantes do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), localizado no Tocantins, bastante avançado. A empresa espera iniciar os primeiros testes operacionais ainda durante este mês de agosto e, com o projeto, prevê garantir mais eficiência e uma nova rota de movimentação de cargas produzidas na região do Arco Norte do País.
A VLI, principal companhia brasileira no ramo de integração logística entre portos, ferrovias e terminais, anunciou recentemente como estão os andamentos do projeto de instalação do Polo de Fertilizantes no Tipa, em Tocantins.
E, segundo a empresa, a previsão no momento é que os testes iniciais de operação na estrutura possam iniciar já durante este mês de agosto, garantindo assim uma aceleração no plano do empreendimento e viabilizando mais segurança no cronograma.
Todo o projeto de instalação do Polo de Fertilizantes para a movimentação de cargas no Tipa foi iniciado durante o segundo semestre do ano de 2021 e tem como principal parceira a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), que está atuando nas obras de construção da estrutura e nas operações do empreendimento.
Além disso, a VLI anunciou que o plano de obras do projeto já está com 70% das estruturas concluídas e que, agora, o início da fase de testes operacionais permitirá mais eficiência na entrega dos prazos.
O empreendimento do Polo de Fertilizantes no Tipa conta com ferroviária, vias férreas, moega de descarga e armazenagem com capacidade para 60 mil toneladas e será essencial para o escoamento e movimentação de cargas produzidas na região do Arco Norte do País.
Essa região vem se tornando a nova fronteira agrícola brasileira, em razão do crescimento do agronegócio nos estados do Arco Norte, e necessita cada vez mais de uma integração logística eficiente para o escoamento da produção.
A iniciativa de acelerar o projeto de instalação do Polo de Fertilizantes no Tipa visa garantir os benefícios do empreendimento o quanto antes, visto que a estrutura será essencial para a movimentação de cargas na região.
A VLI pretende utilizar o local para escoar a produção do Arco Norte do País e o transporte de fertilizantes do Porto de São Luís (MA) a Palmeirante (TO) abastecerá o Tocantins, a região nordeste do Mato Grosso, Pará e Piauí, integrando assim esses estados com mais eficiência logística.
Assim, o gerente-geral Comercial De Agroindústria e Líquidos da VLI, Gabriel Fonseca, comentou que esse será um empreendimento essencial para a movimentação de cargas no estado do Tocantins e possibilitará uma série de benefícios à região quanto ao agronegócio: “O novo corredor de fertilizantes possui a capacidade de abastecer uma região altamente produtiva, além de ser uma semente para o desenvolvimento de um polo industrial”.
A VLI Multimodal é uma empresa de logística e integração de transportes e referência nacional quanto à operação de portos, ferrovias e terminais, além de ser a operadora das concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A., no trecho entre Açailândia e Palmas, totalizando 7.940 quilômetros de extensão, trabalhando também com concessão da Vale na Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…