Home NOTÍCIAS VLI iniciará testes operacionais no Polo de Fertilizantes do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa) em agosto para viabilizar movimentação de cargas

VLI iniciará testes operacionais no Polo de Fertilizantes do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa) em agosto para viabilizar movimentação de cargas

Visando garantir uma nova rota de escoamento e movimentação de cargas no Arco Norte do País, a companhia VLI anunciou para agosto o início dos testes operacionais do Polo de Fertilizantes do Tipa, localizado no Tocantins.

by Redação Petrosolgas
Visando garantir uma nova rota de escoamento e movimentação de cargas no Arco Norte do País, a companhia VLI anunciou para agosto o início dos testes operacionais do Polo de Fertilizantes do Tipa, localizado no Tocantins.

Para essa terça-feira, (09/08), a companhia de soluções logísticas de portos e ferrovias VLI está com o projeto de instalação do Polo de Fertilizantes do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), localizado no Tocantins, bastante avançado. A empresa espera iniciar os primeiros testes operacionais ainda durante este mês de agosto e, com o projeto, prevê garantir mais eficiência e uma nova rota de movimentação de cargas produzidas na região do Arco Norte do País. 

Projeto do Polo de Fertilizantes no Tipa está bastante avançado e VLI pretende iniciar testes operacionais ainda neste mês para acelerar empreendimento

A VLI, principal companhia brasileira no ramo de integração logística entre portos, ferrovias e terminais, anunciou recentemente como estão os andamentos do projeto de instalação do Polo de Fertilizantes no Tipa, em Tocantins.

E, segundo a empresa, a previsão no momento é que os testes iniciais de operação na estrutura possam iniciar já durante este mês de agosto, garantindo assim uma aceleração no plano do empreendimento e viabilizando mais segurança no cronograma. 

Todo o projeto de instalação do Polo de Fertilizantes para a movimentação de cargas no Tipa foi iniciado durante o segundo semestre do ano de 2021 e tem como principal parceira a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), que está atuando nas obras de construção da estrutura e nas operações do empreendimento.

Além disso, a VLI anunciou que o plano de obras do projeto já está com 70% das estruturas concluídas e que, agora, o início da fase de testes operacionais permitirá mais eficiência na entrega dos prazos. 

O empreendimento do Polo de Fertilizantes no Tipa conta com ferroviária, vias férreas, moega de descarga e armazenagem com capacidade para 60 mil toneladas e será essencial para o escoamento e movimentação de cargas produzidas na região do Arco Norte do País.

Essa região vem se tornando a nova fronteira agrícola brasileira, em razão do crescimento do agronegócio nos estados do Arco Norte, e necessita cada vez mais de uma integração logística eficiente para o escoamento da produção. 

Polo de Fertilizantes no Tipa trará fortes benefícios ao estado do Tocantins e à movimentação de cargas na região do Arco Norte do País

A iniciativa de acelerar o projeto de instalação do Polo de Fertilizantes no Tipa visa garantir os benefícios do empreendimento o quanto antes, visto que a estrutura será essencial para a movimentação de cargas na região.

A VLI pretende utilizar o local para escoar a produção do Arco Norte do País e o transporte de fertilizantes do Porto de São Luís (MA) a Palmeirante (TO) abastecerá o Tocantins, a região nordeste do Mato Grosso, Pará e Piauí, integrando assim esses estados com mais eficiência logística. 

Assim, o gerente-geral Comercial De Agroindústria e Líquidos da VLI, Gabriel Fonseca, comentou que esse será um empreendimento essencial para a movimentação de cargas no estado do Tocantins e possibilitará uma série de benefícios à região quanto ao agronegócio:  “O novo corredor de fertilizantes possui a capacidade de abastecer uma região altamente produtiva, além de ser uma semente para o desenvolvimento de um polo industrial”. 

Conheça mais sobre a VLI

A VLI Multimodal é uma empresa de logística e integração de transportes e referência nacional quanto à operação de portos, ferrovias e terminais, além de ser a operadora das concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A., no trecho entre Açailândia e Palmas, totalizando 7.940 quilômetros de extensão, trabalhando também com concessão da Vale na Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Veja também