A Venezuela suspendeu as exportações de petróleo para a Índia, um dos principais mercados até recentemente, informou a Reuters nesta terça-feira, citando um comunicado do Ministério da Energia do Azerbaijão, onde o ministro do Petróleo da Venezuela, Manuel Quevedo, está em visita. e para conversas com o seu homólogo azeri.
“A Rússia e a China são vistas como os principais destinos por causa da suspensão das exportações de petróleo para a Índia”, afirmou o ministério do Azerbaijão em comunicado divulgado na terça-feira, depois de uma reunião entre os ministros venezuelanos e do petróleo e da energia do Azerbaijão.
“Quevedo disse, a fim de evitar uma redução acentuada, várias medidas estão sendo implementadas e diversificação do mercado de exportação está em andamento”, diz a declaração, conforme veiculado pela Reuters.
A Índia tem sido um dos maiores compradores de petróleo venezuelano e o segundo maior cliente a pagar em dinheiro, seguindo os Estados Unidos. Rússia e China, que Maduro vê como mercados prioritários, são devidos pela Venezuela, que paga empréstimos a Moscou e Pequim, principalmente com embarques de petróleo bruto.
As sanções dos EUA ao petróleo da Venezuela no final de janeiro basicamente cortaram as exportações venezuelanas para os Estados Unidos. Washington também alertou outros países contra a compra de petróleo do regime de Nicolas Maduro e pressiona a Índia a se abster de comprar petróleo venezuelano.
No mês passado, o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, alertou os países e empresas contra a compra de petróleo bruto da Venezuela depois que Manuel Quevedo disse durante uma visita surpresa à Índia que a Venezuela está procurando vender mais petróleo para o crescente mercado indiano.
Em um tweet com um artigo da Bloomberg sobre relações petrolíferas venezuelanas-indianas, Bolton escreveu: “Nações e empresas que apóiam o roubo de Maduro aos recursos da Venezuela não serão esquecidas. Os Estados Unidos continuarão a usar todos os seus poderes para preservar os bens do povo venezuelano e incentivamos todos os países a trabalhar juntos para fazer o mesmo. ”
Os Estados Unidos também pressionaram a Índia a parar de comprar petróleo bruto venezuelano como forma de acelerar a saída de Nicolas Maduro do cargo.
“Nós dizemos que você não deveria estar ajudando este regime. Você deve estar do lado do povo venezuelano ”, disse o enviado dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams, em entrevista publicada no início deste mês.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…