NOTÍCIAS

Venezuela quer deixar petróleo de lado e vender suas reservas ao Ocidente

A Venezuela continua sendo dependente da reativação de sua indústria energética para entrar de vez no caminho da recuperação econômica, embora veja a superação do setor de petróleo como a melhor saída. Este segmento, mesmo após ser responsável por mais de 95% dos ingressos do país, entrou em uma profunda crise após as sanções econômicas impostas pelos EUA e a queda do preço do barril.

Venezuela planeja voltar ao mercado norte-americano

Agora, com os sinais que recebeu da capital estadunidense desde o começo deste ano e uma leve recuperação na produção da estatal petroleira PDVSA, a Venezuela planeja voltar a ser um fornecedor do mercado de Petróleo norte-americano e a estimativa é que essa possível retomada comercial termine flexibilizando as sanções econômicas contra o setor.

Segundo Carlos Faría, ministro das Relações Internacionais da Venezuela, deixou clara a interpretação do governo sobre os planos da Casa Branca nas negociações com o presidente Nicolás Maduro e afirmou que a reaproximação com os EUA deve levar a um alívio no bloqueio.

Segundo o ministro, apesar de Maduro sempre ter estado aberto, isso foi uma iniciativa do governo norte-americano, de fazer essa aproximação para que as relações fossem normalizadas no intercâmbio energético. Os EUA fez isso sem demonstrar nem meia medida coercitiva que aplicaram contra a Venezuela, mas a estimativa é que isso possa melhorar, tendo em vista que pode restabelecer a cooperação no setor de petróleo.

Maduro mencionou os riscos que os mercados norte-americano e europeu estão enfrentando com a chegada do inverno, afirmando que a crise pode ser trágica e espantosa, afirmando que a Venezuela tem cada vez mais importância na equação energética e na estabilidade econômica mundial.

EUA e Europa enfrentam crise na demanda por combustíveis

A Venezuela está pronta para retomar parcerias com a Chevron, empresa que reforçou seus apelos nas últimas semanas ao governo dos EUA para que as sanções sejam eliminadas e liberada a retomada de suas atividades em unidades venezuelanas.

De acordo Tareck El Aissami, ministro do Petróleo e presidente da PDVSA, os detalhes entre as partes já foram acertados e a reativação só depende dos norte-americanos. Aissami afirma que a Venezuela está pronta, já foram discutidos e acordados tudo sobre a retomada imediata das operações, entretanto não depende mais da PDVSA e sim, do governo dos Estados Unidos.

Desde que Washington flexibilizou algumas sanções contra o petróleo da Venezuela, logo após enviar delegações para dialogar com o governo Maduro, a volta do comércio de petróleo entre os dois países passou a ser vista como algo próximo. Isso porque não apenas os EUA, mas também a Europa, passam por uma crise na demanda por combustíveis gerados pela guerra na Ucrânia.

Países sancionados podem ser importantes novamente

Países como a Venezuela e Irã, que foram sancionados, voltaram a ser considerados como potenciais fornecedores de combustíveis ao Ocidente.

No mês de maio, o governo Biden aliviou algumas sanções que pesavam sobre a Chevron e, apesar de não ter liberado a retomada da produção em solo venezuelano, tornou possível que a empresa começasse negociações com a PDVSA.

Para o doutor em geopolítica de petróleo, Miguel Jaimes, mais urgente do que o retorno de empresas estadunidenses ao setor energético venezuelano, é preciso suspender as sanções que tornam impossíveis as compras de equipamentos e insumos para recuperar plantas nacionais avariadas e investir em novas tecnologias.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago