PETRÓLEO

Venda de petróleo pela PPSA pode gerar R$ 500 bilhões e 78 milhões de barris no mercado até 2025

A grande agenda recente no setor de óleo e gás foi o Fórum Técnico do Pré-Sal, organizado pela PPSA, no Rio de Janeiro. Durante o evento, a empresa destacou a possibilidade de arrecadar mais de R$ 500 bilhões com a venda das parcelas de petróleo e gás da União em 19 contratos de partilha e nos acordos de individualização da produção de Mero, Atapu e Tupi, nos próximos dez anos. O estudo “Estimativa de produção dos contratos de partilha e de arrecadação para os cofres públicos no período 2025-2034”, elaborado pela PPSA, revelou que a venda de óleo e gás pode gerar um impacto significativo no mercado.

Cenários de produção e impacto no mercado de petróleo e gás

O estudo da PPSA apresenta três cenários para os resultados da União nos próximos dez anos, considerando variações no preço do recurso, taxas de câmbio e aumento na produção de barris de petróleo. A previsão é que a produção de petróleo atinja 543 mil barris por dia em 2030, o que representará um aumento substancial na venda de petróleo da União no mercado. No cenário otimista, a produção chega a 583 mil barris por dia, o que também resultaria em um aumento expressivo nos volumes de barris de petróleo sendo vendidos no mercado internacional.

No entanto, a PPSA também ajustou suas projeções de produção. A venda de petróleo pode ser impactada por atrasos no início de produção de plataformas e pela elevação dos custos de projetos. A expectativa, no entanto, é que a venda de barris de petróleo da União no mercado cresça de forma contínua ao longo dos próximos anos.

Venda de petróleo e gás natural e o crescimento do mercado

Além do petróleo, o estudo da PPSA também prevê um aumento considerável na produção de gás natural, que também será comercializado pela União. A previsão é de que a produção de gás atinja 3,3 milhões de metros cúbicos por dia em 2031, com a venda de gás natural também gerando um impacto positivo no mercado. No cenário mais otimista, a produção de gás pode alcançar 3,5 milhões de metros cúbicos por dia, impulsionando a venda para o mercado externo e interno.

Ao todo, os contratos de partilha da União deverão gerar uma produção acumulada de 6,6 bilhões de barris de petróleo até 2034. A PPSA, que gerencia a venda das parcelas de petróleo da União, estima que a parcela acumulada da União será de 1,4 bilhão de barris. Além disso, a produção de gás também deverá alcançar 48,5 bilhões de metros cúbicos, com a venda de gás gerando uma arrecadação adicional para os cofres públicos. A venda do óleo e gás natural representará uma importante fonte de receita para a União e impactará diretamente o mercado de energia.

Próximos leilões de óleo e gás da União

Outro ponto importante discutido no evento foi o próximo leilão de petróleo da União, que ocorrerá em 25 de junho de 2025. A PPSA estima vender 78 milhões de barris durante o leilão. Os lotes incluem a produção dos campos de Mero, Búzios, Sépia, Itapu e Norte de Carcará.

O mercado está atento a esse leilão, já que os volumes estimados de petróleo serão significativos, o que pode afetar o preço do petróleo no mercado nacional e internacional. O maior volume de carga virá do Campo Mero, com 51,5 milhões de barris a serem vendidos nos próximos 12 meses. A venda de petróleo desses campos será essencial para garantir o impacto esperado no mercado e aumentar a arrecadação para a União.

Além do petróleo, a PPSA também prevê o primeiro leilão de gás da União, previsto para ocorrer no quarto trimestre de 2025. A produção de gás natural da União, que está prevista para aumentar consideravelmente, também será uma grande atração para o mercado. O leilão de gás deve seguir os mesmos parâmetros de sucesso que o leilão de petróleo, contribuindo para o fortalecimento do mercado de energia no Brasil.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago