DESTAQUE

Uso de energia solar em casas do Minha Casa, Minha Vida segue em pauta

O ministro das Cidades, Jader Filho afirmou nessa segunda-feira, 19/9, que as residências construídas ou integrantes do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’ poderão ser abastecidas com energia solar.  A fala ocorreu em um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Nova York (EUA).

Segundo o representante do governo brasileiro, as tradicionais placas de captação de energia renovável deixariam de ser instaladas. Haveria como substituto a compra direta do excedente de energia solar dos produtores, que posteriormente seria repassada às moradias populares.

De acordo com Jader, a proposta atual dará continuidade efetiva a uma ideia já desenvolvida. Entretanto, impasses como a venda e a falta de manutenção dos painéis ocasionavam a interrupção da política pública.

“Chegamos à conclusão de que era melhor fazer a compra da energia a partir das pessoas que produzem energia solar, das fazendas que hoje temos em diversos exemplos pelo país. Então, o mesmo valor que seria investido na aquisição dessas placas solares será feito para aquisição da energia a partir disso”, disse na ocasião.

Energia solar no Minha Casa, Minha Vida

A regulamentação de compra de energia solar às residências do Minha Casa, Minha Vida estava prevista no texto na Lei 14.620/2023 – que oficializou o retorno do programa habitacional criado em 2009, também no período de gestão do presidente Lula da Silva (PT).

Entretanto, o governo fez um veto integral e outro parcial ao teor aprovado no Congresso.

No trecho em questão, caso fosse aprovado, as distribuidoras de energia eram obrigadas a comprar o excedente de energia dos painéis instalados nas casas populares. Havia também uma proposição de compra desse excedente sem a necessidade de um processo licitatório.

“Pactuamos que faríamos o veto disso, mas não estamos desconsiderando, muito pelo contrário, queremos que a questão da energia solar esteja dentro do programa da Minha Casa, Minha Vida”, afirmou o ministro Jader Filho, em julho.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Azul Linhas Aéreas recruta profissionais experientes para preencher cerca de 60 novas oportunidades de emprego, confira os detalhes

A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…

2 horas ago

Solar Coca-Cola abre oportunidades para pessoas de todo o Brasil; remuneração de até R$ 3 mil e vagas para pessoas de nivel fundamental, médio e superior

A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…

2 horas ago

Processo seletivo com dezenas de vagas offshore: Uniflex Group seleciona arrumador, saloneiro, taifeiro, cozinheiro e mais

O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…

2 horas ago

Braskem seleciona novos profissionais: 33 vagas estão abertas em seu novo processo seletivo

A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…

2 horas ago

Trabalhe na Alupar! Gigante renomada no setor de energia abre vagas de emprego e busca profissionais de áreas técnicas e operacionais para atuar na empresa

A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…

7 horas ago