Energia solar predomina mais ainda na região nordeste - imagem: Blue SOl
Ambas as fontes de energia, como a energia solar e termelétricas são bastante rentáveis para o mercado de energias renováveis. Porém, a diferença entre elas é, que uma faz a captação de luz para aquecimento de fluidos, enquanto a outra faz a conversão da luz do sol em energia elétrica, respectivamente. A usina termelétrica oferece o aquecimento solar para o imóvel, enquanto a energia solar gera eletricidade. A matriz energética do país, segundo o quantitativo desse ano, é de 1,55GW, equivalendo a 20,3% do incremento na matriz energética prevista para o ano, de 7,62GW.
A energia solar se tornou, dentro da matriz nacional, a terceira maior fonte de energia no mês de julho, se sobressaindo entre as termelétricas de gás natural e de biomassa, de acordo com levantamento de dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar.
Ficando atrás somente das usinas hidrelétricas e parques eólicos, segundo a Absolar, a usinas de energia solar lideram a categoria, que reúne grandes usinas e projetos de pequeno porte de geração própria.
O mapeamento feito pela entidade, mostra que o país tem hoje cerca de 16,4 GW de potência instalada em usinas de energia solar, o que é um pouco além dos números referentes as usinas termelétricas de biomassa e termelétrica de gás natural.
A geração de energia solar teve uma alta nos primeiros dois meses desse ano. No mês de fevereiro, o aumento foi cerca de 80% em relação ao mesmo mês do ano passado, os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
O gerente de Análise e Informações ao Mercado da CCEE, Ricardo Gedra, explicou em entrevista concedida à CNN, que a escalada da geração aconteceu segundo o “aumento da quantidade de usinas solares no Brasil.”
Segundo Gedra, a justificativa para o número maior de usinas solares se dá por dois fatores. “São duas formas de expansão da geração solar: por leilões organizados pelo governo e outra pelas próprias empresas”, disse, acrescentando que o governo busca por uma diversificação da matriz energética do país.
Dentre as usinas termelétricas em operação atualmente no Brasil, as com base no gás natural são responsáveis por 31% da capacidade de geração de energia, o que representa cerca de 7,75% da capacidade total do país. O papel das termelétricas no sistema elétrico brasileiro é de uma importância considerável, e tal estudo sobre sua otimização e ampliação é fundamental, devido à sua necessidade de suprimento de energia elétrica.
A maior concentração das usinas termelétricas a gás natural no país, é na região Sudeste, onde o estado do RJ possui um quantitativo maior de usinas térmicas a gás, sendo o maior consumidor de gás desse segmento.
Só no ano de 2021, o país teve um aumento de mais de 120% nas emissões de CO₂ por uso das termelétricas no ano passado, considerando que o ano de 2020 foi um pouco atípico em relação da carga energética, e posteriormente na geração de energia, o levantamento feito por parte do Instituto de Energia e Meio Ambiente, comparou os dados do ano de 2019, onde as termelétricas representavam 13% das usinas usadas no Sistema Interligado Nacional de energia. No ano passado, o montante correspondeu a 21% do total.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…