NOTÍCIAS

Unigel e Thyssenkrupp ampliam capacidade de usina de hidrogênio verde na Bahia

A Unigel e a Thyssenkrupp Nucera anunciaram que vão investir na ampliação da capacidade da usina de hidrogênio verde em Camaçari, na Bahia. A usina, que produzirá hidrogênio verde a partir de fontes renováveis de energia, terá capacidade para produzir 10 mil toneladas de hidrogênio verde por ano e 60 mil toneladas de amônia verde.

Essa iniciativa faz parte dos esforços do Brasil em desenvolver tecnologias limpas e sustentáveis e aumentar a sua participação no mercado global de hidrogênio verde, que vem ganhando força como uma opção viável para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Investimento que visa ampliar a capacidade de produção da usina

Conforme o comunicado divulgado pelas empresas, o projeto de ampliação da usina de hidrogênio verde estará em funcionamento até o final deste ano. A ampliação consiste em aumentar a capacidade de eletrólise de 60 MW na primeira fase para 240 MW na segunda fase do projeto. Dessa forma, a usina terá uma capacidade maior de produção de hidrogênio verde.

A primeira fábrica brasileira de hidrogênio verde (H2V), que foi anunciada no ano passado pela Unigel, receberá investimentos que podem chegar a US$ 1,5 bilhão, em três etapas. A empresa está investindo US$ 120 milhões na primeira etapa do projeto, que contará com a tecnologia de eletrólise de alta eficiência fornecida pela empresa alemã Thyssenkrupp Nucera. Com a adoção dessa tecnologia, espera-se aumentar a eficiência da produção de hidrogênio.

Geração de empregos

Localizado no Polo de Camaçari, o projeto de construção da primeira usina de hidrogênio verde em escala industrial do Brasil representa um marco significativo no desenvolvimento da economia descarbonizada no país. Durante o processo de implantação, o projeto poderá gerar até 500 empregos, enquanto a operação da unidade contará com até 140 empregos diretos e indiretos.

Com sua implantação, a Bahia e o Brasil assumem uma posição de liderança no mercado de hidrogênio verde, destacando-se por diferenciais tecnológicos que tornam a produção do hidrogênio mais eficiente e sustentável, em sintonia com a crescente demanda global por fontes de energia limpa e renovável.

Capacidade de produção

De acordo com o Mapa do Hidrogênio Verde do estado da Bahia, um estudo pioneiro realizado pelo SENAI CIMATEC para o Governo do Estado, a região possui um potencial expressivo para a produção de hidrogênio verde, que pode chegar a mais de 60 milhões de toneladas anualmente. Esse potencial está associado ao aproveitamento das fontes de energia solar e eólica, bem como à disponibilidade de recursos hídricos subterrâneos e de superfície na região.

Além do estudo pioneiro sobre o potencial de produção de hidrogênio verde na Bahia, o SENAI CIMATEC está comprometido em apoiar o desenvolvimento dessa indústria no estado via outras iniciativas.

Uma delas é a criação de um HUB de Hidrogênio Verde, localizado no SENAI CIMATEC Park em Camaçari, onde serão desenvolvidas pesquisas para a inovação na produção, transporte, armazenamento e aplicação do insumo. Adicionalmente, será criado o Centro de Competências do H2V no SENAI CIMATEC, com foco na formação de profissionais especializados e com expertise diferenciada.

Assinatura do memorando entre as empresas

A Unigel e a Thyssenkrupp Nucera planejam ofertar seus produtos a clientes que buscam reduzir a pegada de carbono em suas cadeias produtivas, incluindo siderúrgicas, refinarias de petróleo e produtores de amônia. A amônia verde, por sua vez, será utilizada como matéria-prima para a produção de fertilizantes e acrílicos na cadeia de valor da Unigel.

A cerimônia de assinatura do memorando de entendimentos entre as empresas ocorreu em Belo Horizonte (MG), durante a visita do ministro alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck.

“Estamos em negociação de parcerias estratégicas para viabilizar as próximas fases do projeto”, afirmou Roberto Noronha Santos, presidente-executivo da Unigel, em comunicado oficial.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago