A Unigel é pioneira em um mercado importante para projetos de hidrogênio verde industriais devido sua grande capacidade de energia renovável instalada no país. Sendo assim, a empresa anunciou recentemente um investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento da primeira usina de hidrogênio verde no país. A unidade deve começar suas atividades já no final do próximo ano.
Usina da Unigel terá capacidade de 10 mil toneladas por ano em hidrogênio verde
O projeto integrado de hidrogênio verde e amônia verde da Unigel deve ser o maior do mundo inteiro, tendo em vista que a empresa conta com tecnologia líder mundial para o processo de produção do combustível sustentável, chamado de eletrólise de alta eficiência da thyssenkrupp Nucera, da Alemanha.
O investimento da empresa, que será instalado no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, terá em sua primeira fase capacidade para produzir 10 mil toneladas por ano de hidrogênio verde e 60 mil toneladas por ano de amônia, voltada para o mercado doméstico.
O Hidrogênio verde tem se mostrado como um dos principais combustíveis para a adoção de uma matriz energética de baixo carbono em várias indústrias, uma vez que conta com várias aplicações, como matéria-prima na siderurgia, no refino de petróleo e nos fertilizantes.
Também pode ser utilizado como combustível, para veículo de passageiros, para fretes ferroviário e para navios graneleiros, como fonte de energia para aquecimento e uso em turbinas, entre vários outros investimentos.
Unigel se pronuncia sobre investimento
É importante lembrar também que o hidrogênio verde coloca o país em uma ótima posição no cenário internacional tendo em vista que possui abundância na geração de energia solar e eólica, sendo assim, pode se tornar um dos líderes mundiais na produção de hidrogênio verde. Entretanto, ainda não se sabe muito sobre a fonte de hidrogênio verde.
Há diversas variações de fontes de hidrogênio e que, para cada uma delas, o hidrogênio é conhecido por cores distintas. De acordo com o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos, a beleza do processo é que ele não emite carbono em nenhuma atividade, tendo em vista que o hidrogênio verde é um combustível limpo do futuro e a empresa será pioneira no Brasil. A Bahia é considerada uma região favorável para o investimento da usina, devido à sua disponibilidade de recursos de energia limpa de baixo custo. Para o investimento na primeira fábrica, a Unigel fechou um acordo com a Casa dos Ventos, uma das maiores empresas de geração a partir de fontes limpas do Brasil.
Conheça os tipos de hidrogênio
O Hidrogênio cinza é o mais comum, produzido por meio do gás natural. No momento de separação das moléculas, o combustível é capturado e o CO2 é lançado na atmosfera. De maneira geral, são emitidos 10 kg de CO2 para cada 1kg de H2 produzido. Quando esse CO2 é capturado e armazenado, o hidrogênio é chamado de azul, com emissão entre 1 e 3 kg de gás carbônico para cada kg de H2.
O hidrogênio musgo, é produzido por meio de biocombustíveis ou biomassa, com substituição do metano de origem fóssil por biometano ou etanol, com menor emissão de CO2 se comparado com o hidrogênio cinza.
Já o hidrogênio verde, é gerado por meio da eletrólise da água. Neste processo, hidrogênio e oxigênio são separados através de uma fonte de energia renovável, seja eólica ou solar. Trata-se de um hidrogênio carbono zero, do começo ao fim.