Os preços do petróleo mostraram uma tendência de alta nos últimos meses, uma vez que as perspectivas para a demanda pela commodity melhoraram em meio a esforços maciços de vacinação. No entanto, os testes experimentaram um raro momento de estabilidade esta semana.
Essa estabilidade não reflete a estabilidade do ambiente de mercado. Pelo contrário, é o resultado de eventos igualmente fortes de alta e baixa, que foram cancelados por enquanto.
No lado pessimista, temos notícias de negociações entre os EUA e o Irã em Viena, com a maioria dos relatórios sugerindo que o acordo será fechado em breve. No entanto, como prova de quão frágil é qualquer estabilidade nos mercados de petróleo, os preços de ontem dispararam em meio a notícias de que as negociações estavam encontrando um obstáculo.
“Os iranianos e as potências ocidentais não conseguem chegar a um acordo sobre os detalhes de como esse acordo será assinado e entregue”, disse Bob Yauger, diretor de futuros de energia da Mizuho, citado pela Reuters na segunda-feira.
Em outras más notícias sobre as negociações, “o secretário de Estado dos EUA, Blinken, derramou água fria sobre a perspectiva de renascimento, dizendo que não há sinal de que o Irã esteja pronto para cumprir suas obrigações nucleares”, disse o analista. Market Share da OANDA, Sophie Griffiths, em nota citada pela Reuters na terça-feira.
Quanto ao otimismo, há expectativas otimistas em relação à demanda de petróleo com a retomada das operações na Europa e nos EUA e o início da temporada de vendas. Essas expectativas levaram o Goldman Sachs a escrever em uma nota no domingo passado que, apesar do acordo nuclear com o Irã, o preço do petróleo Brent no quarto trimestre do ano ainda poderia subir para US $ 80 o barril.
O banco apontou para uma recuperação mais forte do que o esperado na mobilidade, que está compensando a menor demanda por petróleo na América Latina e no Sul da Ásia devido à pandemia. Ao mesmo tempo, o Goldman citou uma recuperação mais lenta do que o esperado na produção de óleo de xisto nos Estados Unidos como o principal fator por trás das expectativas de que a oferta global está crescendo mais lentamente do que a demanda.
Enquanto isso, de acordo com John Kemp, da Reuters, os fundos de hedge vêm reduzindo sua exposição ao risco de poluição por petróleo há duas semanas. Em sua última coluna na segunda-feira, Kemp relatou que fundos de hedge e outros gestores de fortunas venderam o equivalente a 35 milhões de barris de petróleo em seis dos contratos de petróleo e combustível mais vendidos na semana anterior a 18 de maio, a maioria deles Brent e WTI. posições. No entanto, é importante notar que a adição de novas posições de baixa aos contratos de petróleo e combustível foi menor – apenas 7 milhões de barris.
Quanto mais as negociações com o Irã continuarem, mais os otimistas do petróleo aproveitarão o potencial de alta das negociações. No entanto, muitos analistas parecem acreditar que a recuperação da demanda é tão grande que mesmo se um acordo for alcançado e vários milhões de barris de petróleo iraniano por dia forem adicionados ao abastecimento global, eles serão rapidamente absorvidos sem afetar os preços.
“Espera-se que suprimentos adicionais de Teerã sejam absorvidos pelo mercado como resultado do aumento da demanda por vacinas nos próximos meses”, disse Stephen Brennock da PVM, citado pela Reuters.
O Irã disse no início deste mês que está aumentando a produção e pode aumentá-la para 4 milhões de barris por dia em três meses. A OPEP também aumentará a oferta – embora muito gradualmente – nos próximos meses, também com esperanças de uma recuperação na demanda global à medida que a mobilidade aumenta por meio da vacinação.
No entanto, a volatilidade permanecerá alta após o breve período atual de estabilidade. Apesar da perspectiva otimista da demanda expressa pelo Goldman e outros analistas, o fato de que os preços do petróleo subiram imediatamente com a notícia de que as negociações estavam em um impasse é evidência suficiente de que a estabilidade do mercado de petróleo ainda é apenas um hobby passageiro.