(OffshoreEnergyToday) A Chevron tomou a decisão final de investimento para prosseguir com a primeira fase do projeto Captain EOR em outubro de 2017.
Anunciando a aprovação do plano na terça-feira, a Chevron disse que, através da aplicação da tecnologia de injeção de polímero, o projeto Captain EOR deveria aumentar a produção e ajudar a maximizar a recuperação econômica do campo.
O consentimento de produção para o Estágio 1 do projeto EOR avança essa tecnologia – a primeira na Plataforma Continental do Reino Unido (UKCS), acrescentou a Chevron.
O campo Capitão foi descoberto em 1977, no Bloco 13 / 22a, localizado na extremidade do Moray Firth. O campo de bilhões de barris alcançou a primeira produção em março de 1997 – mais de 20 anos atrás – graças aos desenvolvimentos tecnológicos nas bombas de perfuração horizontal e descendente.
A instalação compreende uma plataforma protetora de cabeça de poço (WPP) e plataforma interligada (BLP) conectada a uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO).
A Chevron North Sea detém uma participação de 85% e é o operador do campo Captain e a Dana Petroleum detém os restantes 15% de participação.
Greta Lydecker, diretora administrativa da Chevron Upstream Europe, disse: “A aprovação operacional do projeto Captain EOR progride a aplicação de uma tecnologia que demonstrou uma taxa de recuperação melhorada, que agora pode ser aplicada a outros campos e ajudar a prolongar a vida útil dos ativos. A avançada tecnologia EOR no Mar do Norte apóia a estratégia do governo do Reino Unido de Maximizar a Recuperação Econômica (MER UK) de seu recurso energético offshore. ”
Gunther Newcombe, Diretor de Operações da Autoridade de Petróleo e Gás, disse: “Estamos muito satisfeitos em aprovar o Plano de Desenvolvimento de Campo da Recuperação de Petróleo do Capitão Aprimorado, que entrega parte da Estratégia EOR da OGA (2016). Este é o 18º projeto a ser sancionado no UKCS este ano e reforça o tremendo potencial da bacia. O investimento da Chevron em tecnologia EOR, o primeiro deste tipo a ser implementado no Mar do Norte, deverá desbloquear milhões de barris extra de petróleo, adicionando vários anos à vida deste ativo maduro, demonstrando um forte progresso em direção à Visão 2035. ”
Deirdre Michie, executivo-chefe da Oil & Gas UK, disse: “O investimento e comprometimento da Chevron com essa nova tecnologia é um grande exemplo de como as empresas estão enfrentando desafios únicos e específicos que podem desbloquear reservas remanescentes significativas e rejuvenescer a infra-estrutura existente. Mar do Norte Central. Ao fazê-lo, a Chevron está contribuindo para a nossa ambição compartilhada de fornecer a Visão 2035 e adicionar outra geração de produção ao UKCS. ”