NOTÍCIAS

Tribunal da ICC indefere reivindicação de US $ 1,5 bilhão da Conoco contra PDVSA

O tribunal de arbitragem da Câmara de Comércio Internacional rejeitou a alegação de 1,5 bilhão de dólares da empresa petrolífera americana ConocoPhillips contra a petrolífera estatal venezuelana PDVSA, segundo uma cópia da decisão vista pela Reuters em 2 de agosto.

O caso relacionado à quebra de um contrato da Venezuela com a Conoco a respeito de sua participação em um projeto de petróleo offshore chamado Corocoro. Sob a decisão da arbitragem, a PDVSA terá que pagar apenas US $ 33,7 milhões, mais juros, por um empréstimo pendente à Conoco, de acordo com a decisão.

A decisão foi assinada por três árbitros de Nova York e datada de 29 de julho.

O caso Corocoro é separado de um prêmio de US $ 8,7 bilhões concedido à Conoco pelo Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID) do Banco Mundial relacionado à expropriação de todos os projetos da Conoco em 2007 no país sul-americano.

José Ignacio Hernandez, designado pelo líder da oposição Juan Guaido como seu principal representante legal no exterior, está buscando anular esse prêmio, argumentando que a metodologia para determinar a compensação era “errante”.

Guaido, o líder da Assembléia Nacional controlada pela oposição, em janeiro invocou a constituição da Venezuela para assumir uma presidência interina, argumentando que a reeleição do presidente Nicolas Maduro em 2018 era ilegítima. Maduro chama Guaido de fantoche dos EUA, procurando derrubá-lo em um golpe.

Guaido e Hernandez priorizaram a proteção dos ativos da PDVSA no exterior, especificamente a subsidiária norte-americana de refino Citgo, que vem sendo ameaçada por credores e outras partes interessadas em indenizar o altamente endividado governo da Venezuela.

Os ativos da Conoco na Venezuela foram expropriados em 2007 após a nacionalização da indústria petrolífera do país, liderada pelo então presidente Hugo Chávez. A empresa deixou o país da OPEP depois que não conseguiu chegar a um acordo para converter seus projetos em joint ventures controladas pela PDVSA.

O ICC havia decidido em 2018 que a PDVSA tinha que pagar à Conoco US $ 2,04 bilhões pela rescisão antecipada de um contrato de parceria que permitia à Conoco participar dos projetos de Hamaca e Petrozuata na Venezuela.

Em um comunicado, a Conoco reconheceu que “recebeu o prêmio final na arbitragem do ICC Corocoro contra a PDVSA” e disse que o prêmio foi de US $ 54 milhões, incluindo juros. Ele disse que recebeu US $ 665 milhões da PDVSA para a decisão de 2018 da ICC.

A PDVSA não respondeu a um pedido de comentário.

A Conoco tentou impor o prêmio ao confiscar os ativos caribenhos da PDVSA, mas a disputa foi resolvida no ano passado por meio de um acordo de pagamento.

A Conoco processou separadamente a PDVSA e a Citgo em um tribunal do Texas solicitando que os ativos da Citgo sejam protegidos de outros credores e não vendidos até que o processo de arbitragem seja finalmente resolvido.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago