PETRÓLEO

Transocean e Eneti anunciam parceria para instalação de fundações eólicas offshore

A Transocean, empresa de perfuração, e a Eneti, especializada em energia renovável, firmaram uma parceria para criar uma joint venture focada na instalação de fundações eólicas offshore. A colaboração entre as duas empresas tem como objetivo: aproveitar as oportunidades de negócios no mercado de energia renovável, especialmente no setor de energia eólica offshore, que está em constante crescimento.

A parceria entre Transocean e Eneti e as oportunidades no mercado de energia eólica offshore

A parceria de sucesso entre a Transocean e a Eneti vem em um momento oportuno, pois o mercado global de energia eólica offshore tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com os relatórios da Wood Mackenzie, o setor eólico offshore experimentará um crescimento sete vezes maior até o ano de 2032, e de 100% da capacidade total, irá representar uma participação de 26% em uma perspectiva de 10 anos. Dessa forma, a joint venture tem a oportunidade de se consolidar no mercado e contribuir para o desenvolvimento do setor.

Por meio de um comunicado enviado ao mercado, a Transocean fez a seguinte revelação: “A vasta experiência da Transocean na operação de uma frota global de plataformas de perfuração offshore dinamicamente posicionadas para uma base diversificada de clientes produtores de energia em contratos de longo prazo será combinada com a experiência da Eneti, por meio da Seajacks International Ltd., instalando mais de 500 componentes de fundação de turbinas eólicas e executando “Contratos de transporte e instalação” em parques eólicos, incluindo Akita & Noshiro (Japão), Meerwind (Alemanha), Veja Mate (Alemanha) e Moray East (Escócia)”.

Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, a energia eólica offshore deve se tornar cada vez mais acessível em diferentes regiões. Além disso, a transição energética tem levado empresas de petróleo e gás a investir em energias renováveis, o que deve impulsionar ainda mais o setor. Nesse contexto, a parceria entre Transocean e Eneti surge como uma excelente oportunidade para explorar as possibilidades de negócios no mercado de energia eólica offshore.

Perspectivas da Transocean e da Eneti para o mercado de energia eólica offshore

A parceria entre as duas empresas visa aproveitar as oportunidades do mercado de energia eólica offshore e oferecer serviços de instalação de fundações eólicas offshore, utilizando a experiência de ambas as empresas em seus respectivos negócios principais. A joint venture será responsável por converter até dois navios em embarcações de instalação de fundação eólica offshore.

Para a Transocean, “as atualizações para as embarcações incluiriam um guindaste de 5200 toneladas e espera-se que forneçam capacidade para transportar até seis fundações monopilar de 3.500 toneladas com 12 metros de diâmetro e possuam alguns outros recursos operacionais ambientalmente responsáveis e que melhoram a eficiência”.

Apesar de ambas as companhias possuírem o direito, junto aos demais parceiros financeiros, de realizar investimentos na joint venture, elas não têm tal obrigação. Ou seja, trata-se de uma parceria que pode ser muito bem sucedida, tendo em vista a trajetória da Transocean e da Eneti em seus respectivos setores.

Dessa forma, a expectativa é que os acordos definitivos sejam feitos por intermédio de pessoas que fazem parte de ambas as companhias, para que assim, as operações da joint venture sejam um sucesso.

Joint venture focará no compromisso de ambas as empresas com o setor de energia renovável

Com a parceria, a Transocean está buscando novas oportunidades de negócios no mercado de energia renovável. A empresa tem se mostrado bastante comprometida com a transição energética e com a redução das emissões de gases de efeito estufa. A Eneti, por sua vez, é uma companhia que atua no segmento de energia renovável, com grande destaque no mercado de energia eólica offshore.

Dessa forma, a junção das empresas em uma joint venture tem como objetivo: combinar a especialidades da Transocean em serviços offshore com a experiência da Eneti em energia renovável. A parceria deve gerar benefícios para ambas as empresas e para o mercado de energia renovável como um todo.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

22 horas ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

22 horas ago

Quer trabalhar em casa? Companhias internacionais e nacionais abrem dezenas de vagas para brasileiros em regime de home office!

Com a crescente demanda por trabalho remoto, diversas empresas estão oferecendo oportunidades para brasileiros interessados…

23 horas ago

Luandre RH está selecionando 5.700 novos colaboradores em seu processo seletivo com vagas de emprego em todo o Brasil

A Luandre RH, uma das principais consultorias do Brasil em soluções de Recursos Humanos, está…

23 horas ago

Oceânica abre vagas de emprego para Contramestre, Técnico, Marinheiro, Engenheiro e mais!

Se você é um profissional qualificado e busca oportunidades na área ambiental e naval, a…

23 horas ago

Peugeot 2008: Saiba tudo sobre o SUV que chega ao Brasil com duas versões exclusivas e tecnologia de ponta

O lançamento do novo Peugeot 2008 é bastante aguardando e pode está cada vez mais…

24 horas ago