Home INDÚSTRIA Toyota inova com patente de transmissão manual para carros elétricos

Toyota inova com patente de transmissão manual para carros elétricos

Os estágios da transmissão manual simulada sugerem que a Toyota está considerando a aplicação de seis ou sete velocidades.

by Andriely Medeiros
Os estágios da transmissão manual simulada sugerem que a Toyota está considerando a aplicação de seis ou sete velocidades.

A Toyota está dando passos ousados em direção ao futuro dos carros elétricos, conforme indicado pelo recente registro de uma patente divulgado pelo portal NotebookCheck. A montadora está explorando um sistema inovador que simula a transmissão manual em seus modelos eletrificados, revelando um avanço significativo no design e na personalização da experiência de condução.

Os testes realizados pela Toyota nesse novo recurso não surpreendem, considerando sua expressa vontade de lançar veículos elétricos capazes não apenas de trocar marchas, mas também de reproduzir o característico ronco do motor. O pedido de registro da patente foi inicialmente protocolado no Japão em 2022, sendo posteriormente estendido aos Estados Unidos.

Experiência personalizada: Detalhes da transmissão manual virtual

A patente detalha um sistema de transmissão manual virtual, incorporando uma alavanca de câmbio semelhante àquelas encontradas em carros manuais tradicionais. Ilustrações anexadas ao registro proporcionam uma visão clara do dispositivo de mudança, indicando visualmente a marcha atual do veículo para o motorista. A simulação da transmissão manual está intricadamente relacionada aos níveis de torque gerados pelo motor elétrico, adicionando uma camada de autenticidade à experiência de condução.

Os estágios da transmissão manual simulada sugerem que a Toyota está considerando a aplicação de seis ou sete velocidades, alinhando-se ao padrão convencional de carros manuais. Este sistema, atualmente em fase de testes, oferece diversas opções de personalização para atender às preferências individuais dos condutores, proporcionando uma experiência de direção adaptada ao estilo de cada um.

Embora a tecnologia já esteja sendo testada pela montadora, utilizando o modelo Lexus UX300e EV como cobaia, ainda não há uma data definida para a implementação desse sistema inovador em seus carros elétricos. No entanto, é seguro afirmar que a Toyota está pavimentando o caminho para uma nova era de condução elétrica, prometendo uma experiência única e empolgante aos seus futuros proprietários.

Toyota desenvolve motor a água com hidrogênio para veículos

A Toyota está atualmente desenvolvendo um motor revolucionário movido a água, representando um conceito inovador no setor automotivo. Este motor, em processo de criação, apresenta semelhanças com veículos de célula de combustível, como o Toyota Mirai, e também compartilha características com motores de combustão interna a hidrogênio. A proposta da Toyota difere das tentativas anteriores, uma vez que a empresa possui financiamento robusto para testar exaustivamente o novo motor em diversas condições.

Como funcionam os motores movidos a água da Toyota

O funcionamento desse motor baseia-se em um mecanismo semelhante ao gerador HG co, porém com ajustes específicos que o tornam mais adaptado para uso diário em veículos. Ao contrário dos motores convencionais que utilizam hidrogênio pré-processado, este motor realiza a separação do hidrogênio e do oxigênio por meio de eletrólise, desmembrando as moléculas de H₂O.

Os eletrodos situados no reservatório de água são ativados com alta voltagem, armazenando o hidrogênio no tanque de água e dispensando os pesados recipientes necessários para os sistemas convencionais. O processo de abastecimento do veículo inicia-se quando o hidrogênio separado é enviado para o motor, onde ocorre a queima semelhante à do gás natural comprimido (GNC).

O sistema de injeção de combustível e os componentes internos do motor precisam ser reforçados devido à inflamabilidade do hidrogênio, exigindo uma detonação controlada e componentes resistentes. Os benefícios ambientais desse motor são consideráveis, prometendo emissões praticamente nulas comparáveis a veículos elétricos convencionais, porém com maior conveniência no abastecimento, já que pode ser feito com água destilada, disponível a baixo custo.

Ao ultrapassar os desafios associados ao armazenamento do hidrogênio, o motor movido a água da Toyota apresenta uma alternativa promissora e mais econômica. Isso pode resultar em uma redução significativa da necessidade de extrair petróleo e eliminar a mineração de metais raros, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Comparando-o com outros motores a hidrogênio e veículos de célula de combustível, a abordagem da Toyota destaca-se pela simplicidade e custo efetivo do armazenamento de água.

Vantagens e desafios acerca dessa inovação automobilística

A produção cara e o armazenamento complicado do hidrogênio levantam dúvidas sobre a viabilidade econômica dos veículos a hidrogênio em comparação com os elétricos e a combustão. Surpreendentemente, os motores a água apresentam desempenho comparável aos de gasolina e são até três vezes mais potentes.

Além disso, são mais seguros, pois não armazenam combustíveis inflamáveis. A produção desses motores é mais acessível do que a de veículos elétricos ou células de combustível. Apesar de experimentos individuais bem-sucedidos, como a conversão de um Peugeot para funcionar com água, a falta de interesse das grandes fabricantes questiona o papel futuro dos motores a água na indústria automotiva.

Veja também