A Aker Solutions assinou um contrato com a gigante francesa de energia Total Energies para a entrega do sistema de produção submarina, ferramentas e interfaces EPCI relacionadas, o contrato é para a construção do campo Lapa South West offshore no Brasil. O conceito de desenvolvimento é um tie-back submarino para o FPSO Cidade de Caraguatatuba, ele usará instalações e infraestrutura existentes. A Aker Solutions fornecerá um sistema de produção submarina, incluindo até três árvores de natal submarinas e sistemas de controle.
O escopo também abrange o gerenciamento da interface EPCI, em parceria com a Saipem Brasil, e a atualização do sistema de controle existente. O trabalho começa imediatamente, com entregas programadas do primeiro trimestre de 2024 ao quarto trimestre de 2024.
Campo Lapa South West
O campo está localizado no bloco BM-S-9, que foi dividido em dois sub-blocos após a descoberta de Sapinhoá. A produção offshore comercial completa começou no final de 2016 com o FPSO Cidade de Caraguatatuba MV27 de 100.000 bd.
A Total Energies anunciou que aprovou uma decisão final de investimento (FID) para o projeto de desenvolvimento de petróleo offshore.
O projeto representa um investimento de aproximadamente US$ 1 bilhão. O início da produção offshore no projeto Lapa Sudoeste está previsto para 2025. O projeto deverá aumentar a produção em 25.000 barris de óleo por dia, isso elevará a produção total para 60.000 barris de petróleo por dia.
Sobre o contrato da Total Energies e Aker Solutions
A empresa não revelou mais detalhes sobre o contrato, mas disse que é “enorme”, a construção no Brasil está avaliada entre NOK 0,5 bilhão e NOK 1,5 bilhão.
O mercado offshore brasileiro está se tornando cada vez mais diversificado em termos de escopo de trabalho e oportunidades de clientes. “Temos o prazer de ser selecionados para executar o projeto submarino Lapa South West”, disse Maria Peralta, vice-presidente executiva e chefe de negócios submarinos da Aker Solutions.
A Aker Solutions diz que está ansiosa para estender seu relacionamento de longa data com a Total Energies como representante da Lapa JV no mercado brasileiro e aumentar ainda mais o potencial de hidrocarbonetos do Brasil.
Atuação da Total Energies no Brasil
A Total Energies atua no Brasil há mais de 40 anos. A empresa emprega mais de 3.000 pessoas em seus segmentos de negócios. O portfólio inclui atualmente dez licenças, quatro das quais são ativos operados. Em dezembro de 2022, será assinado um novo bloco exploratório não operado em águas profundas na bacia de Campos.
Em 2022, a produção média da empresa no país foi de 103,5 mil barris de óleo equivalente por dia. Em 2017, a Total Energies e a Petrobras formaram uma Aliança Estratégica. A Aliança permite que as duas empresas implementem projetos de P&D em áreas como inteligência artificial para gerar ganhos de eficiência.
Em dezembro de 2018, a Total Energies entrou no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis com a aquisição das atividades de distribuição do Grupo Zema. Por meio de sua subsidiária Total Eren, a empresa busca crescer no setor de energia renovável brasileiro, para aumentar sua capacidade atual de 300 MW.
A Total Energies é uma empresa multienergética global que produz e comercializa energia. Presente em mais de 130 países, a empresa coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projetos e operações. Nossos mais de 100.000 funcionários estão comprometidos em tornar a energia mais limpa, confiável e acessível ao maior número de pessoas possível.