O Lecar 459, apelidado de “Tesla brasileiro”, tem gerado bastante interesse no mercado automotivo nacional. Originalmente concebido como um carro elétrico, o modelo passou por uma reconfiguração e agora será lançado como um veículo híbrido, combinando a eficiência de um motor elétrico com o alcance estendido de um motor a combustão. Nos últimos dias, o Lecar 459 foi avistado em fase de testes na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, e novas informações sobre o projeto e sua fábrica foram divulgadas.
O motor do Lecar 459 e a parceria com a Renault e Geely
A Horse, empresa fruto de uma joint-venture entre a Renault e a Geely, anunciou uma parceria com a Lecar para o fornecimento de 12 mil unidades anuais do motor HR10. Este motor é uma variante do turboflex 1.0 de três cilindros, produzido pela Renault em Curitiba. Ele é utilizado no Renault Kardian e entrega 122 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. No entanto, a versão adaptada para o Lecar 459 será ligeiramente menos potente, gerando 115 cavalos e 20,5 kgfm de torque.
O Lecar 459 será um Extended Range Electric Vehicle (EREV), o que significa que o motor a combustão não será responsável por movimentar as rodas. Ele funcionará apenas como um gerador de energia, recarregando a bateria que alimenta o motor elétrico. Além do motor fornecido pela Renault, o veículo contará com um gerador elétrico produzido pela WEG, empresa brasileira de destaque no setor de eletrificação.
Promessa de alta autonomia do Lecar 459
Uma das características mais chamativas do Lecar 459 é sua autonomia estimada. De acordo com a fabricante, o carro híbrido será capaz de rodar mais de 1.000 quilômetros com um tanque de 30 litros de etanol. Essa eficiência se deve ao sistema híbrido, que combina a eletrificação para tracionar as rodas e o motor a combustão para recarregar as baterias. A proposta de um veículo com essa capacidade e sem a necessidade de carregamento em tomadas, como é o caso dos carros elétricos puros, tem chamado a atenção de consumidores e especialistas.
Recentemente, um protótipo do Lecar 459 foi visto em Barueri, o que aumentou ainda mais a curiosidade sobre o projeto. O carro, que estava com placas de homologação do Mercosul, foi avistado em uma versão de cor azul, com bancos esportivos e volante semelhante ao utilizado em modelos da Tesla e Lexus, do tipo yoke, com base achatada e topo reduzido. No entanto, o design do carro foi um tanto surpreendente, lembrando mais modelos dos anos 1990 do que os carros futuristas associados à Tesla.
Com uma dianteira que remete ao Tata Nano, um carro indiano, o Lecar 459 exibe faróis em parábola e uma grade frontal com um aspecto sorridente. Na traseira, o design é comparado a modelos como o Ford Fiesta Sedan e o Renault Symbol, sugerindo uma mistura de referências no desenvolvimento visual do veículo.
O desafio do “Tesla Brasileiro”
O Lecar 459 é um projeto do empresário Flávio Figueiredo Assis, que se tornou conhecido no Brasil como o “Elon Musk brasileiro” devido à sua ambição em desenvolver um carro elétrico de produção nacional. No entanto, após análises de mercado, Figueiredo decidiu que um veículo elétrico puro (BEV) ainda não seria viável no Brasil devido à infraestrutura insuficiente de eletropostos no país.
Em comunicado oficial, o empresário afirmou que os custos para implantar uma rede própria de estações de carregamento seriam elevados demais no momento, levando à decisão de transformar o Lecar 459 em um veículo híbrido. Segundo Figueiredo, o objetivo é lançar o “primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”, uma referência ao sistema EREV, que permitirá que o carro seja movido por eletricidade, mas sem a necessidade de recarregamento em pontos de energia.