PETRÓLEO

Terremoto na Turquia, dólar elevado e outros fatores impactam a elevação do preço do petróleo

Especialistas apontam uma elevação nos contratos futuros de petróleo após o forte terremoto na Turquia, no entanto, há outros fatores impactantes, além da recente tragédia. 

Terremoto na Turquia, dólar elevado e outros fatores impactam a elevação do preço do petróleo

A relação do terremoto da Turquia com a elevação do preço do petróleo ocorreu porque foram interrompidas as operações no centro de exportação de petróleo do país, assim impulsionando a commodity.

 Além disso, existe uma tendência de elevação do consumo por parte da China, após nova retomada de atividades por conta do coronavírus. Outro fator que impacta a elevação do valor do petróleo é o fato de que, talvez, o Banco Central norte-americano precise manter os juros elevados por mais tempo do que o anunciado anteriormente.

O avanço do preço do dólar e a perspectiva de que o Federal Reserve não diminua os juros em curto prazo, são fatores que contribuem para a elevação do preço dos contratos futuros de petróleo. De acordo com informações oficiais, na New York Mercantile Exchange (Nymex), houve uma alta de 0,98% no preço do petróleo WTI. Já o Brent subiu 1,31%, chegando a US$ 80,99 o barril.

Terremoto na Síria

Além da Turquia, o forte terremoto também atingiu a Síria e interrompeu operações em Ceyhan, obstruindo o fluxo do petróleo bruto do Iraque e do Azerbaijão, segundo informa a Reuters. A previsão inicial é de que o terminal BTC em Ceyhan permaneça fechado nos próximos dias, segundo a agência marítima de Tribeca. Este terminal exporta o petróleo bruto do Azerbaijão.

Especialistas apontam que a elevação do preço do petróleo pode ser motivada por fatores anteriores ao terremoto, contudo, a decisão de interromper os fluxos para o terminal de Ceyhan impacta o aumento dos preços. A possibilidade do consumo da China voltar a ser elevado após a eliminação de todas as restrições de covid zero, também estimula a possibilidade de demanda, aumentando os preços previamente.

A Àrabia Saudita e a possível demanda chinesa

A Arábia Saudita, que é um dos grandes exportadores de petróleo global, elevou o valor de forma significativa para os consumidores europeus, o que pode ter ocorrido por conta da possibilidade da forte demanda chinesa. Além disso, o aumento foi modesto para compradores da Ásia e dos Estados Unidos. Como ocorre em todo o fluxo da economia, o petróleo também depende da oferta e demanda para a elevação dos preços ou para que os valores permaneçam conforme negociados.

Um recursos que sofre diversos impactos simultâneos

No entanto, por ser um recurso extremamente importante para o funcionamento do mercado de forma global na atualidade e por sofrer o impacto de muitos fatores externos de forma simultânea, a elevação do preço do petróleo é multifatorial.

Opep+

É válido destacar que o petróleo sofre oscilações e tem recebido a atenção do mundo desde o início do confronto entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, a Opep+ decidiu impor um valor para o barril do petróleo, a fim de conter o financiamento do conflito. No entanto, a Opep+ irá se reunir novamente com os países do G7 em março, para analisar a decisão. Visto que alguns países estão solicitando que o valor do barril seja menor, dentre eles, a Ucrânia.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago