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Tarcísio de Freitas anuncia desejo de construir nova linha do metrô de SP com 31 km de extensão e 24 estações

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, anunciou planos de construir uma nova linha do metrô de SP com 31 km de extensão. Entenda como funcionará o projeto

by Marcelo Santos
Tarcísio de Freitas anuncia desejo de construir nova linha do metrô de SP com 31 km de extensão e 24 estações

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou no início desta semana que o Estado está em busca de terrenos no Grande ABC para implantar o pátio de manobras e manutenção dos trens da futura Linha 20-Rosa do Metrô. Em visita a São Bernardo, o chefe do Executivo paulista citou a dificuldade de encontrar áreas disponíveis para a linha do metrô de SP.

Nova linha do metrô de SP contará com 160 mil metros quadrados

Segundo Tarcísio de Freitas, ao ser questionado por jornalistas sobre o projeto metroviário prometido durante sua campanha, inclusive em entrevista concedida na sede do Diário do Grande ABC, em Santo André, o objetivo é começar a nova linha do metrô de SP pela região, mas é necessário construir um pátio de manobras e manutenção.

Os estudos estão em andamento, garante o governador. Com poucos terrenos disponíveis para a nova linha do metrô de SP, o estado avaliou a implementação da estrutura no terreno no eixo das avenidas dos Estados e Antônio Cardoso, no Centro de Santo André.

A área de aproximadamente 160 mil metros quadrados por décadas abrigou a unidade da Rhodia, divisão brasileira do grupo francês Rhône-Poulenc. Há, contudo, um problema. A área em questão, que poderá ser usada para a nova linha do metrô de SP foi vendida a Goodman Brasil, braço da multinacional australiana que atua na área de galpões e condomínios logísticos.

A empresa planeja investir R$ 400 milhões na construção do empreendimento na cidade. Um segundo terreno nos arredores da estação Capuava da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegou a ser aventado pelo governo paulista, mas a ideia não avançou, visto que fica depois da parada final da linha do metrô de SP, na região central de Santo André.

Tarcísio de Freitas garante alternativas para a nova linha de SP

Enquanto não há uma definição sobre o começo da construção da Linha 20-Rosa, o governador Tarcísio de Freitas garantiu alternativas. Segundo ele, serão realizadas conexões e o envolvimento de conjunção de concessões com as linhas que já geram receitas. Além do metrô, o governador do estado de São Paulo voltou a falar da estação Pirelli e garantiu que a parada está no radar do estado.

No último mês, Tarcísio de Freitas, durante agenda em Santo André, havia garantido estudos para tornar o projeto viável. Freitas afirma que é uma estação que vem sendo demandada há muito tempo e que foi colocada como prioridade. Foi um compromisso que o governo assumiu e determinou à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia, levando em conta, em um primeiro momento, o atendimento à Linha 10 e também possivelmente à Linha 14, que virá e sairá de Santo André, cortar a Zona Leste de São Paulo e terminar em Guarulhos.

Qual o objetivo da implementação da linha do metrô de SP?

Os anúncios desta semana foram pautados na reunião realizada nesta quarta-feira, quando Tarcísio de Freitas anunciou o programa São Paulo Sobre Trilhos, que além de gerar o trem intercidades, ligando a Capital à Campinas, somará mais 890 quilômetros à malha metroferroviária do Estado.

A implementação do Metrô no Grande ABC prevê trajeto de 31 quilômetros com 24 estações e dois pátios de manutenção, entre as paradas Santa Marina, na Lapa, na Capital, e Santo André, passando também pelas regiões de Pinheiros, Faria Lima, Moema, Rebouças, Cursino e São Bernardo, com conexão direta a várias linhas de transporte sobre trilhos.

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