Categorias ENERGIA

Supercomputadores estão sendo usados para pesquisas em energia eólica

Com a ajuda do supercomputador Summit hospedado pelo Departamento de Energia dos EUA, a GE Research espera melhorar a eficiência da geração de energia eólica offshore.

Os cientistas da GE estão analisando o potencial da energia eólica offshore para apoiar fontes de energia renováveis, usando um dos supercomputadores mais rápidos do mundo para o avanço da pesquisa.

A equipe planeja usar simulações conduzidas por supercomputadores para impulsionar o líder do projeto, o engenheiro aerodinâmico da GE Research Jing Li, disse que de outra forma seria um estudo impraticável que levaria a uma produção de energia eólica offshore mais eficiente.

Em uma análise feita pelo pós graduando Daywes Neto, da Universidade Federal de Goias – UFG, mostra que a energia eólica, como fonte de energia renovável, é um excelente investimento e que esse setor tende a crescer ao longo dos anos.

De acordo com os pesquisadores, o supercomputador, fará cálculos humanamente impossíveis. “Esta pesquisa pode acelerar significativamente o desenvolvimento da energia eólica offshore como um futuro de energia limpa e possibilitando um mundo com menos poluição” diz Jing Li.

A GE disse que o projeto se concentrará no estudo de motores a jato costeiros de baixo nível, que, segundo ela, fornecem um perfil distinto de velocidade do vento, potencialmente importante para o projeto e operação de futuras turbinas eólicas.

Usando a cúpula, a equipe da GE conduzirá simulações para explorar e informar novas maneiras de gerenciar e operar turbinas offshore para otimizar a energia eólica.

“Agora podemos estudar os padrões de vento que se estendem por centenas de metros de altura ao longo de dezenas de quilômetros de território até que o fluxo de ar seja resolvido nas pás de turbinas individuais”, acrescentou Li.

“Você simplesmente não poderia coletar e conduzir experimentos neste volume. e complexidade de dados sem um supercomputador. Essas simulações nos permitem caracterizar e compreender fenômenos mal compreendidos, como plumas costeiras em baixas altitudes, de maneiras que antes não eram possíveis. ”

Toda essa estrutura permitirá, como a dinâmica do vento impacta nos parques eólicos, permitindo uma maior autonomia em um futuro próximo.

 

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

BYD King entrega 1.200 km de autonomia e chega ao mercado brasileiro para competir com o Toyota Corolla

O mercado automotivo está prestes a receber uma nova proposta revolucionária com a chegada do…

1 dia ago

Exército Brasileiro abre inscrições para concurso público destinado a preencher 210 vagas

O Exército Brasileiro anunciou a abertura de um concurso público para preencher 210 vagas no…

1 dia ago

Indorama Ventures abre inscrições para dezenas de vagas sem experiência; participe do processo seletivo!

A Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em diversos mercados em…

1 dia ago

Nova bateria da CATL carrega 1 km por segundo e revoluciona totalmente a indústria global de automóveis

A gigante chinesa CATL, líder mundial na fabricação de baterias para veículos elétricos, acaba de…

2 dias ago

Vale e Caterpillar firmam parceria para descarbonização na mineração

A Vale, gigante da mineração, e a renomada fabricante de equipamentos pesados Caterpillar deram um…

2 dias ago

Petrobras adota estratégia polêmica: Reajustes nos combustíveis com um mês de atraso

Desde a mudança em sua política de precificação de combustíveis em maio de 2023, a…

2 dias ago