Nesta segunda-feira, 24 de julho de 2023, duas gigantes automobilísticas, a Stellantis N.V e a Samsung SDI, assinaram um memorando de entendimento para a construção de uma nova fábrica de bateria nos Estados Unidos.
Essa iniciativa faz parte da estratégia de eletrificação de longo prazo presente no plano estratégico Dare Forward 2030, com o objetivo de acelerar a produção de veículos elétricos a bateria (BEV) e contribuir para a neutralidade de carbono até 2038.
Parceria entre Stellantis e Samsung SDI
A Stellantis, uma das maiores montadoras do mundo, e a Samsung SDI, uma das principais fabricantes de baterias do setor, estão unindo forças para avançar na produção de veículos elétricos nos Estados Unidos.
A nova fábrica de baterias será liderada pela StarPlus Energy, uma joint venture já existente entre as duas empresas, que será responsável por impulsionar a transição norte-americana para uma era de veículos elétricos com produtos de alta qualidade e segurança.
Expansão na produção de veículos elétricos
Com a primeira fábrica de baterias em Kokomo, Indiana, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025, e uma capacidade de produção anual de 33 GWh, a Stellantis e a Samsung SDI já estão comprometidas em elevar a produção de veículos elétricos nos EUA. Agora, com a segunda fábrica em vista, a capacidade de produção anual estimada será de 34 GWh num primeiro momento, a partir de 2027.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, enfatizou a importância da nova fábrica para alcançar metas agressivas da empresa. “Esta nova unidade contribuirá para atingir nossa meta de oferecer pelo menos 25 novos veículos elétricos a bateria para o mercado norte-americano até o final da década”, disse ele.
Tavares ressaltou ainda o compromisso de neutralidade de carbono até 2038, e essa parceria com a Samsung SDI é um passo significativo nesse sentido.
A caminho da eletrificação total
A Stellantis tem planos ambiciosos para a eletrificação de sua frota. Durante a apresentação da nova plataforma modular STLA Medium, a empresa anunciou que almeja atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria para automóveis de passeio na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para alcançar essas metas, a empresa está assegurando aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria.
Contribuição para o mercado e meio ambiente
A joint venture StarPlus Energy entre a Stellantis e a Samsung SDI visa fortalecer a presença das empresas na América do Norte e impulsionar a produção de veículos elétricos no mercado dos EUA.
Yoon-ho Choi, presidente e CEO da Samsung SDI, destacou a importância da nova fábrica para acelerar o avanço no mercado dos EUA e fornecer produtos com os mais altos níveis de segurança e qualidade.
Com a expansão da produção de baterias para veículos elétricos, a Stellantis e a Samsung SDI estão desempenhando um papel crucial na redução das emissões de carbono e na transição para uma mobilidade mais sustentável.
Essa colaboração reforça o compromisso das empresas em enfrentar os desafios ambientais e proporcionar aos consumidores opções de mobilidade mais limpas e eficientes.
Stellantis
Stellantis é um conglomerado multinacional do setor automotivo de origem franco-ítalo-americana, formado através da fusão 50 – 50 entre duas montadoras renomadas: a ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles e a francesa PSA Group. O nome “Stellantis” tem raízes no verbo latino “stello”, que significa “iluminar com estrelas”, evocando uma ideia de brilho e união.
Registrado nos Países Baixos, o grupo é composto por 14 marcas automotivas, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall. A presença global da Stellantis abrange mais de 130 países, com instalações de produção espalhadas por 30 nações.
Samsung SDI
A Samsung SDI é uma renomada fabricante de baterias e materiais eletrônicos que atua em dois principais segmentos: Soluções de Energia e Materiais Eletrônicos.
O primeiro segmento concentra-se na produção de baterias recarregáveis utilizadas em dispositivos de tecnologia, automóveis e sistemas de armazenamento de energia (ESS). Já o segundo segmento é responsável pela fabricação de materiais utilizados em semicondutores e monitores.