Foto: Repsol Sinopec
A maior refinaria de petróleo da China, Sinopec, adquiriu petróleo bruto e gás natural de uma reserva de petróleo recém-perfurada a cerca de 8.000 metros de profundidade na Bacia de Tarim da Região Autônoma Uigur de Xinjiang. Estima-se que a reserva de alto rendimento no campo de petróleo e gás de Shunbei da Sinopec consiga produzir 244 toneladas de petróleo bruto e 970.000 metros cúbicos de gás natural por dia.
As reservas de petróleo e gás profundas e ultraprofundas respondem por cerca de 34% dos recursos totais de petróleo e gás da China, tornando-as o principal campo de descobertas de petróleo e gás, de acordo com Ma Yongsheng, presidente da Sinopec.
A maior corporação de petróleo e energia da China, a Sinopec, está analisando oportunidades de negócios de varejo no mercado de combustíveis do Sri Lanka, já que a ilha do sul da Ásia continua a sofrer uma crise econômica sufocante. De acordo com relatos da mídia local, a empresa com sede em Pequim espera entrar no mercado de petróleo do Lankan para importar, vender e distribuir produtos, apesar do mercado instável de combustível na ilha.
Isso ocorre depois que o gabinete recém-eleito aprovou a proposta encaminhada pelo ministro de Energia e Energia de Lankana, Kanchana Wijesekera, para permitir que mais países produtores de petróleo invistam em operações de varejo no Sri Lanka.
A economia do Lanka está sob forte contração, já que a moeda se desvalorizou em pelo menos 80% desde março deste ano. Além disso, com mais de US$ 50 bilhões em dívida externa, o país mal tem importações básicas para a produção doméstica. Sob a atual situação econômica, pelo menos 5,7 milhões de pessoas na ilha precisam urgentemente de assistência humanitária, segundo a ONU.
O novo campo de petróleo é um dos campos comerciais de petróleo e gás mais profundos do mundo, com uma profundidade média de 7.300 metros.
O programa de exploração abrange 41 poços a mais de 8.000 metros de profundidade, 76 poços entre 7.500 e 8.000 metros e um poço direcional de 9.300 metros de profundidade. Esses poços são conhecidos como “Qomolangmas subterrâneos”.
De acordo com a Sinopec, a empresa estabeleceu quatro campos de petróleo e gás de mais de 100 milhões de toneladas cada na Bacia do Tarim e comissionou 15 poços com produção diária superior a 1.000 toneladas e 8.000 metros de profundidade.
A Bacia do Tarim possui abundantes reservas de petróleo e gás. Os recursos de petróleo e gás natural localizados de 6.000 a 10.000 metros de profundidade na bacia representam 83,2% e 63,9%, respectivamente, dos recursos globais de petróleo e gás natural da China. Lin disse que os recursos de petróleo e gás da bacia podem atender a demanda do país nos próximos 10 anos.
Espera-se que a nova descoberta de reservas de petróleo e gás melhore ainda mais o fornecimento de energia da China e ajude a garantir a segurança energética nacional.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…