Foto: Lloyds
A PhDsoft e a Shell Brasil renovaram recentemente seu acordo para o desenvolvimento do FPSO Digital Twin, embarcação digital utilizada para gerenciar a integridade de estrutura de FPSOs, plataformas flutuantes de geração e estocagem de petróleo. O FPSO Digital Twin, desenvolvido pela Shell Brasil e PhDsoft permite o mapeamento, a antecipação e a simulação do processo corrosivo das plataformas que estão geralmente situados em ambientes onde há grandes chances de acontecerem fenômenos naturais, como tempestades, maresia, ventanias, expandindo a velocidade da corrosão de suas estruturas.
Através da tecnologia desenvolvida pela PhDsoft e Shell Brasil, o software consegue simular tais estruturas e gerar análises avançadas sobre a influência que os fenômenos naturais podem ter sobre as plataformas, gerando a redução dos custos com manutenções corretivas e a identificação de possíveis problemas de forma mais assertiva.
De acordo com Duperron Marangon Ribeiro, o CEO da PhDsoft, empresa de engenharia e tecnologia que desenvolve, há mais de duas décadas, a tecnologia de gêmeos digitais, a empresa possui uma parceria de longa data com a Shell Brasil. O primeiro contrato era focado na migração da tecnologia para a Nuvem.
Agora as empresas focarão no desenvolvimento de funcionalidades mais sofisticadas em envolvem cálculos utilizando elementos finitos e hidrodinâmica rodando em computadores de alta performance.
A parceria entre a PhDsoft e a Shell Brasil é reconhecida internacionalmente. No último ano, o uso do FPSO Digital Twin foi mencionado como um dos mais importantes casos de inovação pelo B20 Summit, fórum global de líderes que apresentou propostas de comércio, inovação e transformação digital para sustentabilidade para o G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.
Há cerca de 4 anos, a PhDsoft, empresa associada à Anpel e especialista em tecnologia de FPSO Digital Twin, foi uma das três vencedoras do Desafio Shell de Inovação, iniciativa com o apoio do Senai e Sebrae. Na época, a empresa venceu o Desafio com a solução Digital Twin para gestão de integridade de plantas de processo com compra de dados em tempo real. Essa tecnologia é um modelo virtual de ativos físicos ou processos industriais que aprendem e disponibilizam dados continuamente.
A Shell Brasil selecionou soluções inovadoras e tecnológicas com possíveis aplicações no setor de petróleo e gás. A iniciativa teve como intuito encontrar projetos em fase inicial que contribuíssem na digitalização do setor, tendendo a transformar as indústrias por meio da automação.
A PhDsoft lançou a primeira versão da tecnologia PhDC4D em 1993 e seu primeiro cliente foi a Transpetro em 1995, sendo este o primeiro gêmeo digital do mercado.
Apenas em 2003 o termo FPSO Digital Twin surgiu. De lá para cá a empresa vem liderando a tecnologia, que consiste em uma solução robusta e comprovada que afirma com precisão a degradação e corrosão de ativos complexos ao longo do tempo.
Já a Shell está presente no Brasil desde 1913. Seu principal objetivo é responder às demandas energéticas da sociedade atual e do futuro, atuando de forma responsável nos âmbitos econômico, ambiental e social. A empresa conta com 900 colaboradores no Brasil. Sua sede está situada no Centro do Rio de Janeiro e conta com uma fábrica de lubrificantes situada na ilha do Governador. Sendo uma das maiores empresas do mundo no setor de Exploração e Produção.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…