A Schlumberger, mas das maiores prestadoras de serviços do ramo do petrolífero mundial contou com um investimento de cerca de R$ 16,6 milhões, para inauguração do INNOVATION FACTORI no Rio de Janeiro, a unidade desenvolverá soluções digitais localmente, ágil e com a participação dos seus clientes. Com cerca de 125 unidades de Pesquisa e Engenharia em todo o globo, a Schlumberger investe no desenvolvimento de tecnologia inovadora que agrega valor aos seus clientes.
A empresa, escolheu o Rio de Janeiro, para construir sua primeira unidade do INNOVATION FACTORI na América Latina, que foi inaugurada oficialmente na quarta-feira (6). O programa INNOVATION FACTORI teve seu início em novembro do ano de 2021, e como já dito, contou com o investimento de R$ 16,6 mi, com cerca de mais de 100 projetos concluídos, sendo um deles o do Rio de Janeiro.
“A Schlumberger tem a inovação em seu DNA, e hoje nosso objetivo é continuar a impactar positivamente os negócios, fornecendo alto valor e de forma acelerada a estes clientes em suas jornadas de inovação, antecipando e criando em conjunto soluções cada dia mais eficazes, sustentáveis e seguras”, afirmou Bruno Alves, diretor-geral da Schlumberger Brasil.
O programa, é um mix de soluções compartilhadas para engajar a empresa e clientes em inovação e desenvolvimento de tecnologia digital, e é o que define a INNOVATION FACTORI no Rio de Janeiro. “Desenhamos projetos já pensando em uma solução específica para o cliente ou formatamos, em conjunto, uma ideia lançada ao mercado por eles”, comentou Alexandre Valente, gerente de Digital e Inovação da Schlumberger.
As chamadas fábricas de inovação, fazem possível que a Schlumberger atenda, de modo mais ágil as demandas de seus clientes, aproveitando ao máximo todas a sua experiência no mercado de energia, afinal é sua maior vantagem em cima das empresas de pequeno porte.
“A Schlumberger vê alto valor nos nossos clientes aqui no Brasil e por isso escolheu o Rio de Janeiro como um dos seis locais para implementar o programa. O time local conta com a ajuda do time global, mais experiente, fazendo esta transferência de conhecimento e fortalecimento da rede local”, explicou Giovanna Carneiro, líder técnica do INNOVATION FACTORI Rio.
De acordo com a líder técnica, o encargo do programa é atingir rapidamente os desafios apresentados pelos clientes, que participam ativamente de todo o processo de desenvolvimento, a fim de que o produto final seja guiado pelo mesmo. “Antes, os pedidos eram enviados para os centros de desenvolvimento fora do país, que podiam demorar até dois anos para entregar uma solução comercial. Com o centro de inovação, conseguimos resolver desafios em até seis meses, com os clientes”, afirmou.
Um dos projetos do programa, junto a essa metodologia de trabalho, é a exploração, desenvolvimento, perfuração, produção, dados e transição energética, fazendo assim a empresa conter um rico portfólio de tecnologia digital para o setor de energia brasileiro.
Um dos exemplos de tais projetos é a criação de um software que usa a IA para fins de classificação de imagens de poços em poucos segundos, uma atividade que consumiria semanas de trabalho árduo aos geólogos, caso fosse feito manualmente. Com tecnologia IA disponível, faz possível que as equipes trabalhem melhor em conjunto, com acesso a dados e aplicativos dos quais necessitam.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…