Enquanto o Kuwait e Riad ainda não chegaram a um acordo final, em uma recente reunião os dois estados do Golfo fizeram progressos significativos na resolução de questões de soberania que impediram negociações no passado, disseram as mesmas pessoas, que pediram anonimato.
A zona neutra não produziu nada desde que os campos foram fechados em 2014 e 2015, disse a Bloomberg.
A faixa estéril do deserto da Arábia Saudita e do Kuwait pode bombear cerca de 500 mil barris por dia, tanto quanto o Equador, membro da Opep, acrescentou.
Depois de uma reunião em junho em Riad, os dois lados estão redigindo novos documentos antes das negociações, disseram as fontes. A próxima reunião pode ser realizada no Kuwait este mês, um deles disse à Bloomberg.
Se ambos os lados finalizarem alguns detalhes técnicos, a produção poderá ser retomada dos campos de Khafji e Wafra, disse uma das pessoas.
Ainda assim, não está claro se a zona neutra vai injetar petróleo imediatamente, mesmo que as duas nações cheguem a um acordo final porque a Organização dos Países Exportadores de Petróleo estendeu seus cortes de produção para o início de 2020. Arábia Saudita e Kuwait dividiram o petróleo bruto da zona neutra respectivas quotas de produção da OPEP.
A zona neutra, distribuída por 5.700 quilômetros quadrados, foi criada por um tratado de 1922 entre o Kuwait e o recém-criado reino da Arábia Saudita. Na década de 1970, as duas nações concordaram em dividir a área e incorporar cada metade em seu território, enquanto ainda compartilhavam e gerenciavam em conjunto as riquezas do petróleo. A região contém dois campos de petróleo principais: o Wafra onshore e o offshore Khafji.
A importância dos campos agora é maior devido ao impacto das sanções sobre a Venezuela e o Irã, que restringiram a oferta do chamado petróleo bruto pesado – exatamente o tipo de petróleo que a zona neutra produz.
O campo de Wafra foi operado pela Chevron Corp., a segunda maior empresa de energia nos EUA.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…