Categorias DESTAQUE

Saudi Aramco permanece sendo a empresa mais lucrativa do mundo mesmo com queda de 12% em seu lucro

A Saudi Aramco reportou uma queda de 12% no lucro líquido do semestre em 12 de agosto, mas permaneceu a empresa mais lucrativa do mundo, enquanto a Reliance Industries da Índia disse que a Aramco está querendo comprar seu negócio de refino e petroquímica.

A Reliance Aramco assinou uma carta de intenções para assumir uma participação de 20% na divisão de petróleo para produtos químicos da Reliance em um dos maiores investimentos estrangeiros já realizados na Índia, anunciou a Reliance.
A Aramco, que se recusou a comentar o acordo indiano, divulgou um lucro líquido de US $ 46,9 bilhões.

Em comparação, a Apple Inc., a empresa listada mais lucrativa do mundo, faturou US $ 31,5 bilhões, a Exxon Mobil Corp., US $ 5,5 bilhões e a Royal Dutch Shell, US $ 8,8 bilhões.

“Apesar dos preços mais baixos do petróleo durante o primeiro semestre de 2019, continuamos a entregar lucros sólidos e forte fluxo de caixa livre sustentados por nosso desempenho operacional consistente, gerenciamento de custos e disciplina fiscal”, disse o CEO Amin Nasser em um comunicado.

A empresa gerou uma receita total de meio ano, incluindo outras receitas relacionadas a vendas, de US $ 163,88 bilhões, abaixo dos US $ 167,68 bilhões do ano anterior. O fluxo de caixa livre subiu 6,7% para US $ 38 bilhões.

A Aramco informou que a queda nos lucros deveu-se principalmente a uma queda de 4% no preço médio realizado do petróleo para US $ 66, de US $ 69 por barril, e um aumento nas compras, produção e custos de fabricação e depreciação e amortização.

A queda foi parcialmente compensada por uma redução de US $ 2,62 bilhões no imposto de renda, disse a empresa.

 

A Aramco está se expandindo em refino em casa, assim como em novos mercados, particularmente na Ásia.

A empresa planeja elevar sua capacidade de refino – dentro da Arábia Saudita e no exterior – para 8 a 10 milhões de barris por dia, a partir de cerca de 5 milhões de barris / dia.

Seu braço comercial Aramco Trading Co (ATC) também vem se expandindo no exterior para melhor competir com as casas de comércio global.

“Nossas finanças são fortes e continuaremos a investir para o crescimento futuro”, disse o CEO Nasser.

A Aramco também pagou um dividendo de US $ 46,4 bilhões ao governo, incluindo um dividendo especial de US $ 20 bilhões, acima dos US $ 32 bilhões do ano anterior.

A estatal Aramco informou seus resultados financeiros pela primeira vez no início deste ano, revelando seus ganhos em 2018 para obter uma classificação pública e começar a emitir títulos internacionais.

Pretende lançar uma oferta pública inicial (IPO) até 2020-2021, tendo adiado a sua colocação a partir de 2018.

O IPO planejado da Aramco é a peça central da unidade de transformação econômica da Arábia Saudita para atrair investimentos estrangeiros e diversificar para longe do petróleo.

O trabalho no IPO foi interrompido em 2018, quando a Aramco voltou sua atenção para a aquisição de uma participação de 70% na fabricante de produtos petroquímicos Saudi Basic Industries Corp.

A empresa disse que tem uma produção bruta de 10 milhões de barris por dia nos primeiros seis meses do ano, pouco mudou em relação ao ano anterior.

A Arábia Saudita reduziu a produção sob um pacto liderado pela OPEP para reduzir o suprimento global de petróleo a fim de apoiar os preços.

A Arábia Saudita bombeou menos de 10 milhões de barris por dia durante a maior parte de 2019.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

15 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

16 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

16 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago