Empresa referência no setor de mineração, a Samarco deu início ao novo Programa de Trainee Operacional, nessa segunda-feira, dia 17 de julho. Essa iniciativa faz parte do planejamento da companhia para alcançar a ambiciosa meta de dobrar sua produção, passando de 30% para 60%, até o ano de 2025. O programa disponibiliza 42 vagas na área técnica, com um destaque especial: são vagas exclusivas para mulheres e pessoas com deficiência (PCDs). Essas oportunidades serão distribuídas entre alguns municípios onde a companhia possui atuação, e estão situados nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Inscrições e requisitos para participar do Programa Trainee da Samarco
As inscrições para o Programa Trainee Operacional da Samarco estão abertas até o dia 20 de agosto e podem ser realizadas diretamente no site Vagas.com. A empresa busca prioritariamente candidatas moradoras de Guarapari, Anchieta, Mãe Bá (ES), Mariana, Ouro Preto, e dos distritos de Santa Rita Durão e Antônio Pereira (MG), regiões onde a empresa possui unidades operacionais.
Para concorrer a uma das vagas, é necessário possuir formação técnica em uma das seguintes áreas:
- automação;
- edificações;
- elétrica
- eletrônica;
- eletrotécnica;
- geologia;
- instrumentação;
- mecânica;
- metalurgia;
- mineração;
- tecnologia da Informação.
A Samarco não exige experiência anterior na função, tornando o processo seletivo uma grande oportunidade para recém-formados e para aqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Outro requisito fundamental para os candidatos é ter o curso técnico completo e demonstrar interesse em atuar nas áreas operacionais da empresa. Além disso, é imprescindível que os candidatos tenham disponibilidade para trabalhar em regime de turno, uma vez que as atividades operacionais demandam essa flexibilidade.
Capacitação e inclusão no Programa Trainee da Samarco
A Samarco valoriza a formação contínua e o desenvolvimento de seus colaboradores. Após a seleção dos trainees, será oferecida uma capacitação abrangente, com foco no aprimoramento das competências técnicas e pessoais, ao longo dos primeiros meses de trabalho.
Essa iniciativa faz parte do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), criado no ano anterior, que reforça o compromisso da empresa em promover a diversidade e proporcionar igualdade de oportunidades a todos os seus colaboradores.
O processo seletivo para o Programa Trainee será composto por diversas etapas, como dinâmica de grupo, avaliação psicológica, entrevista comportamental e, por fim, entrevista com o gestor responsável pela área de atuação. Essa abordagem garante a identificação dos candidatos mais alinhados com a cultura e os valores da empresa, bem como com o perfil técnico necessário para o cargo.
De acordo com Adriana França, gerente de Atração e Desenvolvimento, “além de contribuir para inclusão de mulheres, cisgênero e transgênero e de pessoas com deficiência no setor, queremos aumentar as chances de pessoas que residem nos territórios onde a empresa atua, promovendo o desenvolvimento desses (as) profissionais, conforme o nosso propósito de compartilhar valor com a sociedade”.
Aumento da produção e geração de novas vagas de emprego: oportunidades para técnicos em diversas áreas
A iniciativa de investir R$ 1,3 bilhão, aprovada pelo Conselho da Samarco, será fundamental para impulsionar o crescimento da empresa e ampliar sua capacidade de produção com segurança. A expectativa é que a empresa gere, aproximadamente, 3.000 novas vagas de emprego, onde 575 deles será destinado a cargos próprios para nível técnico operacional, abrangendo suas unidades em Minas Gerais e Espírito Santo.
Enquanto isso, as demais vagas de emprego serão destinadas a projetos temporários, incluindo a construção da nova planta de filtragem, melhorias no concentrador em fase de operação e outras iniciativas relacionadas à prontidão operacional da empresa.
Dessa forma, podemos concluir que, com esse Programa Trainee Operacional e os investimentos planejados, a Samarco fortalece seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua e reafirma sua posição como uma das principais empresas do setor de mineração no país, proporcionando oportunidades de crescimento profissional para talentos técnicos e contribuindo para a geração de empregos em larga escala.