NOTÍCIAS

Saipem fatura US$ 900 milhões graças a novos negócios de petróleo e gás na Angola

A Saipem revelou na última quinta-feira (11) que recebeu três novos contratos – um onshore e dois offshore – pelo New Gas Consortium composto por duas subsidiárias integrais da  – uma nova joint venture independente  que combina os interesses comerciais da BP e da Eni em Angola – Sonangol P&P, Chevron e TotalEnergies.

O empreiteiro italiano de perfuração offshore explicou que estes três contratos foram adjudicados para as atividades de engenharia, aquisição e construção (EPC) relevantes para o projeto de desenvolvimento dos campos Quiluma e Maboqueiro (Q&M) ao largo da costa noroeste de Angola. O FID para este projeto foi anunciado em julho de 2022.

Sobre o projeto

Este projeto inclui duas plataformas de cabeça de poço offshore, uma planta de processamento de gás onshore e uma conexão com a planta Angola LNG para a comercialização de condensados e gás através de cargas de GNL.

Além disso, as atividades de execução do projeto estão previstas para começar ainda neste ano de 2022 enquanto o primeiro gás está planejado para 2026. O projeto está previsto para atingir uma produção de 330 mmscf/dia (aproximadamente 4 bilhões de metros cúbicos/ano).

OBS: No contexto do volume de gás, MMscf significa milhões de pés cúbicos padrão.

Saipem se pronuncia sobre o novo contrato

A Saipem destacou que os novos acordos possuem um valor total de cerca de US$ 900 milhões e permitirão cuidar da engenharia, aquisição e construção, incluindo assistência de conexão e comissionamento, da plataforma Quiluma e da planta de processamento de gás natural em terra.

“Isso confirma a confiança dos clientes na Saipem para a execução de projetos complexos tanto em termos de tecnologia quanto de logística, realizados de acordo com o conteúdo local e com os mais altos padrões de sustentabilidade ambiental. Em particular, este é o primeiro projeto realizado em Angola relevante para um campo de ‘gás não associado’”, segundo o gigante italiano.

A Saipem destaca que a participação neste empreendimento na Bacia do Baixo Congo, que vai dotar a fábrica de Angola LNG de volumes adicionais de gás tanto para o mercado internacional como para o mercado doméstico, consolida o seu “posicionamento estratégico na África Ocidental e em Angola, onde a empresa tem trabalhado há mais de 40 anos”.

Sobre a Azule Energy

Em maio, antes do atual boom do preço do petróleo, a BP concordou em trabalhar com a Saipem na Angola, onde tem investido bilhões em uma infinidade de novos desenvolvimentos no ramo offshore.

A joint venture chama-se Azule Energy e será detida em partes iguais pelos dois players, prevendo que seja o maior produtor da Angola, detendo participações em 16 licenças e uma participação chave na central de gás natural liquefeito de Angola no Soyo. A participação da Eni na Solenova, empresa solar detida em conjunto com a Sonangol, também será transferida para a Azule.

A Azule possui um pipeline de novos projetos programados para iniciar nos próximos anos, incluindo o esquema Agogo no Bloco 15/06 e Palas-Astraea-Juno (PAJ) no Bloco 31, ambos serão explorados via produção flutuante, armazenamento e descarregamento de navios.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago