NOTÍCIAS

Saab e Embraer avançam no projeto de construção dos aviões de caça Gripen E e fortalecem frota da Força Aérea Brasileira

O projeto da Saab, Embraer e Força Aérea Brasileira para a expansão da frota de aviões de caça no Brasil está cada vez mais avançado. A Saab realizou a entrega de duas novas aeronaves à FAB na última sexta-feira, quando elas chegaram ao Brasil em Santa Catarina. A parceria, iniciada em 2014, agora avança de forma surpreendente, e o Brasil passa a contar com 6 caça Gripen E em operação.

Saab entrega dois novos aviões de caça Gripen E para a Força Aérea Brasileira

A Saab entregou mais dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira, na última sexta-feira, em Santa Catarina. Os aviões foram conduzidos pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de cerca 1h30min até a Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Com essas entregas, a Força Aérea Brasileira passa a contar com seis caças Gripen E em operação. As duas novas aeronaves entregues pela Embraer e pela Saab foram batizadas de FAB 4105 e FAB 4106, e representam o avanço do projeto de construção das empresas. A entrega desses aviões também marcou a inauguração da linha de montagem final do Gripen E na Embraer, a única fora da Suécia. Essa conquista representa uma das contribuições mais significativas para a indústria aeroespacial brasileira.

Isso, pois a fábrica da Embraer em São Paulo agora detém todas as fases de produção e testes dos aviões, uma vez que possui Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network — GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen e, por fim, a linha de montagem inaugurada. A Saab e a Embraer trabalham em conjunto desde 2014 para desenvolver e fabricar o caça no Brasil.

Com a entrega desses dois novos caças, a parceria entre as empresas se fortalece e a indústria aeroespacial brasileira dá um importante passo em direção à autonomia tecnológica e ao fortalecimento do setor no país. O contrato assinado há quase uma década prevê a entrega de 36 aviões de caça, sendo 28 do tipo Gripen E e 8 Gripen F.

Produção dos aviões Gripen E para a Força Aérea Brasileira marca compromisso da companhia sueca com o Brasil

O início do processo produtivo dos novos aviões de caça Gripen E no Brasil reforça o compromisso da Saab com a Força Aérea Brasileira e com o mercado nacional.

“Aqui, produziremos 15 das 36 aeronaves atualmente contratadas pela Força Aérea Brasileira. O objetivo também é produzir aqui quaisquer pedidos futuros de Gripen para o Brasil, bem como de outros países. Queremos que o Brasil se torne um centro de exportação para a América Latina e, potencialmente, para outras regiões”, afirmou Micael Johansson, presidente e CEO da Saab. 

Já Bosco da Costa Junior, Presidente da Embraer, comentou que essa inauguração da linha de produção dos caça Gripen E reafirma a parceria da empresa com a Saab no projeto das aeronavesA companhia vem tendo um papel essencial no desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira, e a participação nessa iniciativa é um dos principais impulsionadores desse cenário.

Bosco reforçou ainda a expectativa de expandir as relações comerciais com as empresas durante os próximos anos do projeto. Agora, a Força Aérea Brasileira, a Saab e a Embraer seguem juntas para acelerar a construção dos novos aviões Gripen E após a entrega das duas aeronaves recentes.

Conheça a Saab

A Saab é uma empresa com sede na Suécia e líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. A companhia desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

18 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

18 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

18 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago