DESTAQUE

Rússia reduz exportações de combustíveis

Evitar a escassez no mercado interno. Essa é a justificativa adotada pelo governo russo para limitar por um período temporário – não-informado exatamente – as exportações de gasolina e óleo diesel. Segundo informações divulgadas e repercutidas por veículos de imprensa internacionais, a decisão ocorre em um momento em que, simultaneamente, o preço da gasolina dispara e o poder de compra do rublo, a moeda corrente da Rússia, perde valor.

Outros fatores apontados são os aumentos dos preços internacionais de comercialização do petróleo e as manutenções periódicas das refinarias, o que reduz a oferta e a entrega da demanda. De acordo com um comunicado do Ministério da Energia local, tais decisões visam a estabilização do mercado interno, porém não houve mais detalhes sobre as medidas posteriores em curso.

O novo anúncio complementa-se a uma decisão russa recente em prolongar voluntariamente as exportações do petróleo até o final de 2023 – em uma ação apoiada com a Arábia Saudita, que visava manter os preços globais, indicam as agências de imprensa.

Observadores pontuam que tal medida, supostamente, é uma retaliação às sanções e demais bloqueios econômicos feitos por diversas nações e blocos econômicos após o início da invasão da Rússia ao território da Ucrânia há cerca de dois anos.

Uso e cortes do petróleo russo

Segundo apurações da London Stock Exchange Group (LSEG) e de traders especializados, a Rússia reduziu só nos primeiros 20 dias de setembro quase 30% de exportações marítimas de diesel e óleo, o que representa 1,7 milhão de toneladas do produto, em relação ao mesmo período de observação no mês de agosto.

Conforme estimativas, a capacidade ociosa de refino de petróleo neste mês é estimada em 4,657 milhões de toneladas, um aumento de 45%. A Turquia prossegue como o principal destino de exportação do diesel russo, indicam dados da LSEG. A chegada de carregamentos do óleo diesel ao Brasil caiu em um terço no oitavo mês do ano.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Trabalhe na Alupar! Gigante renomada no setor de energia abre vagas de emprego e busca profissionais de áreas técnicas e operacionais para atuar na empresa

A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…

22 minutos ago

Vagas de Emprego: Amaggi abre oportunidades e busca talentos diversos para compor sua equipe. Envie o seu currículo e aproveite!

A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…

49 minutos ago

Mais de 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos na Universidade Federal! Aproveite a oportunidade de qualificação e melhore seu currículo de graça!

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…

1 hora ago

Estão abertas as inscrições para o concurso público de nível médio da Polícia Militar! 2.700 vagas para Soldados com salários de R$ 4.852!

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…

2 horas ago

Citroën C3 Aircross: O SUV de 7 lugares que foi um fracasso no teste de segurança no Brasil

O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…

2 horas ago

Imagens de Tesla Cybertruck abandonadas nos EUA geram polêmica! O que está por trás?

Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…

17 horas ago