Home NOTÍCIAS Rússia esta se tornando a maior potência petrolífera e começa a se fortalecer na OPEP

Rússia esta se tornando a maior potência petrolífera e começa a se fortalecer na OPEP

by Roberto Vieira
Pela primeira vez em oito anos, o estoque total de dinheiro, ouro e outros títulos do Banco da Rússia está prestes a superar a da Arábia Saudita, destacando a influência do Kremlin nas negociações entre grandes produtores de petróleo sobre o quanto reduzir a produção.

Enquanto a Arábia Saudita tem drenado suas reservas para cobrir os gastos sociais em meio aos baixos preços do petróleo, a Rússia reforçou seu orçamento e está gerando superávits em meio a temores de novas sanções. Com a Rússia cada vez mais a voz decisiva nas discussões com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a divergência financeira é o mais recente sinal da mudança de sorte entre os grandes players do petróleo.

“A Opep não pode mais ignorar a Rússia por causa de sua importância como exportadora de petróleo e sua economia”, disse Elina Ribakova, vice-economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais, em Washington. “Os russos continuarão fazendo o suficiente para se envolver com os sauditas na produção de petróleo”.

O preço do petróleo Brent caiu mais de 20% desde abril para cerca de US $ 58 / bbl, muito abaixo dos níveis que a maioria das nações da Opep, incluindo a Arábia Saudita, precisa cobrir os gastos do governo. O grupo e seus parceiros prometeram, em dezembro, reduzir a produção diária, mas não está claro se a Rússia, o maior parceiro não-OPEP, estará disposto a cortar mais. O presidente Vladimir Putin indicou que está satisfeito com os preços próximos aos níveis atuais.

As reservas da Rússia cresceram 45% nos últimos quatro anos, totalizando US $ 518 bilhões em junho. A Arábia Saudita está seguindo a trajetória oposta, com reservas caindo para US $ 527 bilhões até junho, já que o Reino gasta dinheiro estocado quando os preços do petróleo estão muito mais altos.

A divergência significa que a Rússia está prestes a ultrapassar a Arábia Saudita para o quarto lugar no mundo em termos de tamanho de reserva. O estoque da Arábia Saudita deve continuar caindo à medida que a guerra comercial pesa sobre o crescimento global e os preços do petróleo.

Ainda assim, por algumas medidas, as finanças globais do reino do Golfo são mais fortes. Enquanto a Fitch Ratings Ltd. elevou a Rússia para o segundo grau de investimento mais baixo na sexta-feira, as três agências de crédito ainda classificam a Arábia Saudita em pelo menos quatro níveis acima.

Mas o Kremlin se preparou para preços do petróleo muito mais baixos. A Rússia, que agora baseia seu orçamento em petróleo bruto em torno de US $ 40 / bbl, cerca de metade do nível da Arábia Saudita, provavelmente poderá continuar aumentando seu fundo de dia chuvoso. Um lote recente de sanções dos EUA que bloqueiam a emissão de dívidas não-rubladas dá à Rússia ainda mais motivos para acumular dinheiro, embora a pressão também esteja aumentando do governo para estimular o crescimento econômico aumentando os gastos.

“Putin está determinado a minimizar o risco de refinanciamento para a Rússia, por isso apoiou a política fiscal responsável”, disse Charles Robertson, economista-chefe global da Renaissance Capital, em Londres. “Os sauditas, em contraste, passaram de um déficit orçamentário para um superávit orçamentário. Agora eles estão felizes em gastar essas economias durante os tempos ruins. ”

Veja também