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Rompimento na Arábia Saudita deixa a maior refinaria do Canadá vulnerável

by Bruna Carla
O Canadá pode deter a terceira maior reserva de petróleo do mundo, mas isso é de pouca ajuda para sua maior refinaria após um ataque de fim de semana interrompeu a produção na Arábia Saudita, seu maior fornecedor de petróleo.

Quase todas as remessas de petróleo do reino para o Canadá viajam para New Brunswick, lar de uma única refinaria, a fábrica de Saint John da Irving Oil Ltd., que pode processar cerca de 299.000 bpd. A refinaria confiou no petróleo saudita para mais de 40% de seus suprimentos em julho, mostram dados da Statistics Canada.

Um ataque de drones no sábado à maior planta de processamento de petróleo da Arábia Saudita derrubou cerca de metade da produção do país. A Saudi Aramco enfrenta semanas ou meses antes que a maior parte do suprimento de sua fábrica de Abqaiq seja restaurada, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Uma interrupção de longo prazo é especialmente problemática para a fábrica de Irving, que depende principalmente de importações.

A maior parte das reservas do Canadá está localizada na região de areias petrolíferas do norte de Alberta, no oeste do país. A maior parte desse petróleo é exportada para os EUA e, embora alguns possam ser enviados para o leste do Canadá na Linha 9 da Enbridge Inc., o oleoduto serve apenas refinarias no leste de Montreal.

Agora, Irving pode ter que pagar por seu petróleo bruto.

Flexibilidade bruta

“É mais provável que ocorra um efeito no preço do que uma escassez física” de petróleo, disse Kevin Birn, diretor de mercados de petróleo da América do Norte da IHS Markit, por telefone.

Os contratos futuros do Brent saltaram quase US $ 12 nos segundos após o aberto na segunda-feira, o maior em dólar desde o seu lançamento em 1988 e foram negociados a US $ 71,95 / bbl durante a sessão. O aumento repentino dos preços do petróleo prejudica refinarias como a Irving, aumentando o custo de seu insumo primário na produção de combustível. A Irving envia mais da metade dos combustíveis que produz, incluindo gasolina, diesel, óleo para aquecimento e combustível para aviação, para o nordeste dos EUA.

A refinaria de Irving tem flexibilidade para mudar para outras fontes de suprimento, disse Birn. Além disso, remessas da Arábia Saudita que levam semanas para chegar ao leste do Canadá já estariam na água, disse ele.

No sábado, dois navios-tanque foram enviados da Arábia Saudita para Canaport, onde um terminal de águas profundas serve a refinaria, de acordo com dados de rastreamento de navios compilados pela Bloomberg. Eles eram o transportador de petróleo ultra-grande New Solution e o transportador de petróleo muito grande Yuan Qiu Hu.

Irving não respondeu a uma ligação e a um email para solicitar comentários.

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