A reguladora de upstream da Indonésia, SKK Migas, anunciou uma descoberta significativa de gás por um consórcio liderado pela Repsol na PSC de Sakakemang, na costa de Sumatra Central.
O diretor de pesquisa da Wood Mackenzie, Andrew Harwood, fornece o seguinte comentário:
“O poço Kali Berau Dalam-2 da Repsol voltou a entrar depois de problemas de controle no final de 2018, tendo como alvo o jogo do porão fraturado no Pré-Terciário. Antes da perfuração, estimava-se que o prospecto contivesse cerca de 1,5 tcf de gás, ou mais de 250 milhões de barris de óleo equivalente.
“Mais avaliações serão necessárias para determinar a extensão da descoberta e firmar estimativas de recursos, com outro poço programado para o bloco para o final deste ano. Wood Mackenzie estima que algo maior que 300 bcf seria considerado comercial, dada a proximidade com a infraestrutura de gás.
“A descoberta está a apenas 25 quilômetros da fábrica de gás Grissik, que reúne e processa a produção principalmente da PSC do Corredor, operada pela ConocoPhilips, antes de enviá-la para compradores em Sumatra, Java Ocidental e Cingapura.
“Além da operadora Repsol, detentora de 45% da descoberta, a notícia é muito encorajadora para os outros parceiros da PSC, incluindo a PETRONAS, que cultivou o bloco em 45% em janeiro de 2019, e a MOECO, que detém 10%. A ConocoPhillips e a PERTAMINA também se interessarão pelo resultado, pois procuram recursos que possam estender a vida útil da PSC do Corredor, prevista para expirar em 2023. A PSC do Corredor é um fornecedor importante de gás para Cingapura e Java Ocidental, mas é esperado Ver a queda na produção a partir de 2024 – uma nova fonte de oferta também seria uma notícia positiva para os compradores de gás nesses mercados.
“O regulador de petróleo e gás da Indonésia, SKK Migas, aumentou recentemente seus esforços para incentivar a exploração no país, já que a produção está diminuindo e a falta de novas atividades de investimento. O regulador tem como alvo a descoberta de pelo menos um novo campo gigante (500 milhões de barris de petróleo ou equivalente) até 2023. A descoberta de Kali Berau Dalam pode ser a boa notícia que a Indonésia precisa para iniciar seu setor de exploração. Se estimativas pré-perfuração forem realizadas, seria a maior descoberta na Indonésia desde a descoberta da Cepu pela ExxonMobil em 2001. ”
A Repsol perfurou seu primeiro poço de exploração na Guiana em 2012 no bloco de Georgetown. Após o cumprimento do contrato de Georgetown, a Repsol negociou e recebeu uma nova Licença de Prospecção de Petróleo em 2013 para o bloco Kanuku continuar as atividades de exploração no país sul-americano.