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Reo M34: O projeto inovador da Reo Motor Company de um caminhão que andava na água

A empresa Reo Motor Company adotou uma abordagem prática e econômica ao desenvolver o Reo M34 nos anos 50.

by Andriely Medeiros
A empresa Reo Motor Company adotou uma abordagem prática e econômica ao desenvolver o Reo M34 nos anos 50.

Uma das iniciativas mais surpreendentes das últimas décadas no setor de transportes foi o Reo M34, um projeto da Reo Motor Company que marcou os anos 1950. Ele ganhou destaque ao desafiar as convenções dos caminhões, sendo construído para operar debaixo d’água. Com um snorkel para o motor, escapamento estendido e acessórios para o motorista, esse caminhão 6X6 era a aposta da época para a versatilidade militar, já que podia navegar em águas profundas por até 4 horas. Conheça mais sobre o modelo a seguir!

Reo Motor Company inovou nos anos 1950 com o caminhão que andava na água

No universo dos caminhões em todo o mundo, o Reo M34 se destaca até os dias de hoje como uma das maiores inovações do mercado, desafiando a lógica convencional ao ser projetado para operar totalmente debaixo d’água. Originado nos anos 1950, esse caminhão 6X6 foi desenvolvido pelo exército americano em parceria com a Reo Motor Company, uma montadora de veículos dos Estados Unidos, fundada em 1904.

Enquanto caminhões são comumente associados a estradas pavimentadas, o projeto do Reo M34 tinha um objetivo diferente: enfrentar águas de rios e lagos. Ao contrário de simplesmente flutuar na superfície, esse caminhão tinha a capacidade de submergir completamente e navegar diretamente no fundo d’água.

O sucesso do projeto se baseava em três elementos simples, mas eficazes. Um snorkel com mais de 2 metros de comprimento garantia o fornecimento de ar para o motor, enquanto um escapamento estendido permitia a saída da fumaça acima da água. Além disso, o caminhão tinha um conjunto de aparelhos para o motorista, incluindo máscara de respiração e proteção ocular, que era essencial para as operações na água. 

Abordagem prática da companhia era o destaque do Reo M34 nos anos 50

A Reo Motor Company adotou uma abordagem prática e econômica ao desenvolver o Reo M34 nos anos 50. O conjunto de modificações apresentado anteriormente podia ser rapidamente instalado em caminhões comuns, garantindo uma solução ágil e acessível para as operações na água. 

Em situações militares, essa inovação se tornou bastante útil, permitindo que um comboio de caminhões atravessasse rios na ausência de pontes convencionais. Durante os primeiros testes, ficou claro que o Reo M34 não apenas operava em águas profundas, mas também podia operar totalmente submerso por até 4 horas.

Essa capacidade oferecia uma vantagem estratégica, principalmente em ambientes onde a mobilidade aquática era essencial. Assim, o projeto do caminhão que andava na água da Reo Motor Company deixou o seu legado no mercado de transporte.

Conheça um pouco mais sobre a Reo Motor Company

A Reo Motor Company foi uma fabricante de automóveis e caminhões dos Estados Unidos, que teve um papel significativo na história automotiva do país. Fundada em 1904 por Ransom E. Olds, o mesmo empreendedor por trás da Oldsmobile, a REO (sigla para a própria Olds, “Ransom E. Olds”) ganhou destaque por seus veículos de qualidade e inovação.

Um dos momentos mais notáveis da história da REO foi quando eles introduziram o modelo REO Speed Wagon em 1915. Este veículo se tornou icônico como um dos primeiros caminhões comerciais leves nos Estados Unidos e foi usado para uma variedade de propósitos, desde entregas urbanas até veículos de bombeiros e ambulâncias. Sua durabilidade e versatilidade fizeram dele uma escolha popular entre os consumidores e empresas.

Além dos caminhões, a REO também produziu automóveis de passageiros, com uma ênfase em qualidade e confiabilidade. No entanto, a empresa enfrentou desafios ao longo dos anos, especialmente durante a Grande Depressão. Embora tenha tentado se adaptar à mudança das condições econômicas, incluindo a produção de carros mais acessíveis, a empresa eventualmente encerrou a produção de veículos em 1936.

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