Home DESTAQUE Receitas petrolíferas da Líbia caem em fevereiro com a continuação da batalha sobre a riqueza do petróleo

Receitas petrolíferas da Líbia caem em fevereiro com a continuação da batalha sobre a riqueza do petróleo

by Luis Santana
libia petroleo

As receitas petrolíferas da Líbia caíram em fevereiro para US $ 1,26 bilhão, de acordo com sua Companhia Nacional de Petróleo, já que repetidos encerramentos do campo petrolífero continuam pesando sobre a conturbada nação africana.

As receitas do petróleo foram US $ 330 milhões menores que os níveis de janeiro, enquanto a produção total de petróleo na verdade aumentou em 23.000 bpd em fevereiro, de acordo com o Relatório Mensal do Mercado de Petróleo da Opep de março. A produção de petróleo na Líbia caiu em janeiro para 883.000 bpd, de 949.000 bpd em dezembro de 2018, subindo para 906.000 bpd em fevereiro. A produção de petróleo da Líbia teve uma média de 811.000 bpd em 2017 e 952.000 bpd em 2018. Espera-se que a produção de março seja mais elevada.

A Líbia continua sofrendo com o fechamento de campos petrolíferos e portos, devido ao tempo inclemente e conflitos internos sobre quem controlará sua grande riqueza em petróleo que resultou em força maior nos últimos meses.

O presidente da NOC da Líbia, Mustafa Sanalla, reiterou no mês passado seus planos de aumentar a produção para 2,1 milhões de bpd até 2021 se – e isso é um grande problema – se conseguir melhorar sua situação de segurança.

Para este fim, a BP disse em outubro passado que ela e Eni retornariam à Líbia para alguns negócios arriscados com perfuração exploratória em algum momento durante o primeiro trimestre de 2019. Sanalla confirmou que a BP ainda estava interessada em explorar petróleo no oeste da Líbia perto de sua fronteira com a Argélia, e salientou que não havia preocupações de segurança nesta área. Outras empresas petrolíferas estrangeiras que podem desconsiderar os riscos substanciais de segurança incluem a Total SA, a Repsol SA e a OMV AG, disse Sanalla à Bloomberg algumas semanas atrás.

O NOC da Líbia está atualmente desenvolvendo um novo plano de segurança para proteger a produção de seu prolífico campo de petróleo de Sharara, que vem sendo atormentado por distúrbios há anos. Sua saída deve ser superior a 300.000 bpd.

Veja também