As companhias Klaveness Combination Carriers (KCC) e Raízen estão unidas em um contrato de afretamento para reduzir as emissões de carbono de suas atividades. Conforme explicado, o negócio foi fechado para o embarque de produtos líquidos e secos do portfólio da Raízen para diversos mercados estratégicos. O objetivo das companhias é reduzir em até 40% a pegada de carbono nas operações realizadas no contrato.
Acordo prevê redução na pegada de carbono das operações. A transição energética se torna cada vez mais presente no mercado de combustíveis internacional, ao passo em que as empresas buscam alternativas sustentáveis para suas operações. Agora, é a vez da Raízen e KCC se unirem em busca de operações mais limpas. As empresas firmaram um contrato de afretamento para o embarque de produtos líquidos e secos do portfólio da petroleira.
O objetivo é garantir uma forte redução na pegada de carbono ao utilizar a frota da KCC nas operações. A combinação de embarques, com mínimo de lastro e tempo de espera intermediário, deverá reduzir em até 40% as emissões de CO2 por tonelada de carga transportada. A quantidade reduzida do gás dependerá da rota, mas garantirá fortes benefícios, quando comparada a navios-tanque padrão e navios graneleiros que realizam os mesmos tráfegos.
A estratégia utilizada com a frota da KCC para a redução da emissão de carbono nas operações será o revezamento de cargas. O navio fará uma viagem carregado com uma carga e retornará já com outra. Dessa forma, eles estarão constantemente carregados, permitindo uma otimização ainda maior do contrato de afretamento entre a operadora e a Raízen.
Além disso, os parceiros pretendem alcançar mais reduções de emissões estabelecendo ambições para cooperação de longo prazo em energia e iniciativas de eficiência operacional, bem como o potencial teste de novos tipos de combustível.
A companhia Raízen reforçou seu compromisso com a transição energética de suas operações ao longo dos próximos anos. A empresa energética vem investindo cada vez mais na redução de emissões de carbono nos seus produtos. Agora, com o novo contrato de afretamento com a KCC, esse objetivo se tornará ainda mais eficiente.
“Como parte de nossos esforços para navegar e liderar a transição energética global, especificamente a descarbonização marítima, estamos entusiasmados em fazer parceria com a KCC para reduzir as emissões de CO2 na indústria naval e marítima. Nosso compromisso compartilhado com a sustentabilidade e inovação torna esta parceria um encaixe natural, e estamos confiantes de que ela terá um impacto positivo no meio ambiente e na indústria”, destacou Paulo Côrte-Real Neves, VP de Trading da Raízen.
Já Engebret Dahm, CEO da KCC, afirmou que presente abordar as ineficiências do setor marítimo em novo contrato com a Raízen, mirando em um futuro mais sustentável.
“Estamos muito contentes por unir forças com a Raízen, líder em sustentabilidade nos mercados de energia e transporte marítimo. Juntos, trabalharemos para enfrentar as ineficiências na área de transporte e cumpriremos nossos compromissos conjuntos em relação à descarbonização. O COA é um marco importante no desenvolvimento dos negócios CLEANBU (embarcações diferenciadas em termos de design, desempenho ambiental, eficiência operacional e técnica) da KCC para viabilizar negócios importantes na região”, finalizou o representante.
A KCC e a Raízen seguirão agora com as iniciativas de redução de carbono em suas operações no novo contrato de afretamento. Para garantir que as operações de transporte de cargas sejam mais limpas com a frota da KCC ao longo dos próximos anos. O contrato de afretamento com a Raízen permitirá que ambas as empresas reduzam fortemente a pegada de carbono de suas atividades.
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…
A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…
O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…