QUÍMICA: Troca de prótons em membrana com hidrogênio será a nova forma revolucionária para produzir combustíveis sustentáveis sem emissão de CO2! Entenda como esta tecnologia funciona! - Canva
HIDROGÊNIO VERDE: Uma pesquisa publicada pelo portal MDPI mostra que universidades tanto privadas quanto públicas estão desenvolvendo uma membrana capaz de realizar a troca de prótons para criação de combustíveis sustentáveis. Dessa forma, com o desenvolvimento de novas tecnologias, seria possível diminuir, exponencialmente, as emissões de dióxido de carbono sobre o meio ambiente.
O hidrogênio é um dos principais produtos utilizados na reação eletrônica. O átomo não apresenta efeitos adversos sobre o meio ambiente, e assim sendo, é criado por intermédio da eletrólise da água. O H2 pode ser utilizado em vários setores da indústria, desde a produção de carros elétricos a offshore.
O conjunto de eletrodos de membrana foram um dos aspectos revisados neste estudo. Os autores acreditam que os PEMFCs, que permitiram a criação de energia por intermédio de hidrogênio, ainda possuem problemas com a durabilidade e baixa densidade mecânica.
Os PEMFCs apresentam inúmeros benefícios para o ser humano. Entretanto, é importante salientar que a sua comercialização é altamente limitada justamente pela concorrência existente com os combustíveis tradicionais. E, para que consigam entrar para o mercado de modo a produzir energia por intermédio de uma membrana, de acordo com os especialistas que realizaram o estudo, será necessário que haja a correção de uma série de problemas existentes.
O preço do Kw advindo das fontes energéticas é um dos fatores que influenciam a dificuldade de entrada desta tecnologia para o mercado. Diminuir os valores é uma forma de tornar o mercado mais competitivo e facilita para que haja inúmeros outros desenvolvimentos sustentáveis.
O PEMFC é considerado como uma tecnologia de conversão de energia, mas pode ser utilizado para desenvolver produção energética com uso de metais e H2.
As empresas estão, a cada dia que passa, realizando investimentos de forma massiva para armazenar o hidrogênio verde. Um exemplo recente vem sendo a ExxonMobil que, em parceria com mais três marcas de navegação marítima, anunciou interesse em aumentar a produção energética sustentável acima de 5GW. Os investimentos das quatro instituições permitiria, de acordo com a multinacional, reduzir ao menos 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono, CO2, ao ano!
A Acme Group também afirmou, por intermédio de coletiva de imprensa, que estaria investindo mais de US$ 5 bilhões em energia renovável com o uso de hidrogênio, e uso da amônia como combustível marítimo a fim de reduzir as emissões e bater as metas climáticas previstas para o ano de 2030.
O estudo citado acima foi realizado por Abdul Ghani Olabi, Tabbi Wilberforce, Abdulrahman Alanazi, Parag Vichare, Enas Taha Sayed, Hussein M. Maghrabie, Khaled Elsaid e Mohammad Ali Abdelkareem.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…