NOTÍCIAS

Qatar pode perder espaço como maior exportador mundial de gás natural liquefeito

Há alguns anos, o Catar era o líder mundial indiscutível na exportação de gás natural liquefeito (GNL).

A principal onda de construção de capacidade de GNL na Austrália na última década e uma série de projetos de exportação dos EUA começaram a mudar o quadro de suprimentos em um dos mercados de commodities mais quentes.

No ano passado, a Austrália exportou mais duas vezes o GNL do que o Qatar mensalmente. O mais recente projeto de GNL da Austrália, primeiro estágio em 2012, começou a produção e exportação há dois meses. Segundo a Administração de Informações de Energia dos Estados Unidos (EIA), a Austrália aumentará a produção e exportação de gás natural liquefeito na Austrália no próximo ano e atingirá a capacidade total.

A Austrália se tornará o segundo maior exportador de GNL, mas provavelmente manterá esse título por um curto período, já que o Catar e os Estados Unidos planejam expandir significativamente sua capacidade de exportação de GNL nos próximos cinco anos.

O mais recente projeto da Austrália para criar a primeira onda de capacitação em GNL, a Shell Prelude, começou em junho deste ano.

À medida que o projeto cresce e as exportações aumentam, a Austrália se tornará o maior exportador de GNL do mundo. Já ultrapassou o Catar em oportunidades de exportação, escreve EIA.

O Catar, por sua vez, não está ocioso – anunciou planos de aumentar sua capacidade de produção de GNL em 43% – de 77 milhões de toneladas por ano para 110 milhões de toneladas por ano. Novas instalações de exportação incluem projetos de expansão que devem ser concluídos até 2024.

O Catar e a Austrália competirão por participações no mercado de GNL de rápido crescimento da China. Os Estados Unidos, com suas crescentes oportunidades de exportação, podem perder oportunidades na China se a guerra comercial sino-americana continuar.

No entanto, há vários projetos de GNL nos EUA que já foram aprovados, o que tornaria a América o maior potencial de exportação de GNL do mundo, superando tanto o Qatar quanto a Austrália até 2025, informou a EIA no mês passado.

Este ano, os Estados Unidos se tornaram o terceiro maior exportador de GNL do mundo, à frente da Malásia. Espera-se que os Estados Unidos continuem sendo o terceiro maior exportador de GNL do mundo, depois da Austrália e do Qatar, até 2019 e 2020, de acordo com as estimativas da EIA.

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que, até 2024, os Estados Unidos superarão a Austrália como o maior exportador mundial de GNL. A Austrália, por sua vez, ultrapassará o Catar até 2022, segundo o relatório de gás do IEA de 2019.

No curto prazo, “Austrália e Catar continuaram a lutar pelo título de maior exportador de GNL do mundo nos primeiros cinco meses de 2019”, disse o governo australiano em sua edição trimestral de Recursos e Energia em junho de 2019.

A Austrália assumiu a liderança em abril, com as exportações do Qatar em queda devido à manutenção em algumas instalações, mas o Qatar recuou para a Austrália em maio, disse um relatório do governo, observando que Austrália e Catar lutarão pelo maior exportador de GNL do mundo . em 2019.

A Austrália acabará se tornando o maior exportador de GNL, mas apenas por alguns anos.

“A Austrália deve superar o maior exportador mundial de GNL no Catar e nos Estados Unidos até meados dos anos 2020, quando novos projetos em ambos os países entrarem em vigor”, disse o governo australiano em comunicado. Junho

Uma nova onda global de projetos de GNL surgirá nos próximos cinco anos para atender à crescente demanda no mercado asiático, especialmente na China. A China é e será o principal impulsionador do crescimento da demanda, e os maiores exportadores de GNL do mundo competirão por participação de mercado nos principais mercados de demanda. A Austrália, o Catar e os Estados Unidos enfrentam forte concorrência pela maior coroa exportadora de GNL.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago