A Qatar Petroleum (QP) assumirá a operação de um dos principais ativos petrolíferos do país no próximo ano, quando um contrato de desenvolvimento mantido pela Occidental Petroleum expirar, informou a mídia local no domingo.
O NOC administrará e operará o campo petrolífero Idd Al Shargi North Dome a partir de outubro de 2019, quando o contrato de desenvolvimento e compartilhamento de produção da Occidental Petroleum of Qatar expirar. O acordo foi assinado em 1994.
“Gerenciar e operar este importante campo de petróleo mostra as capacidades técnicas distintas da Qatar Petroleum em operar e gerenciar campos de petróleo e gás, e maximiza o valor para o estado”, disse Saad Sherida Al Kaabi, CEO da QP, após o anúncio.
“Isso também aumenta ainda mais nossos esforços para implementar nosso ambicioso plano de crescimento, projetado para colocar a Qatar Petroleum firmemente na estrada para se tornar a melhor empresa nacional de petróleo e gás do mundo.”
O Idd Al Shargi North Dome está em sua quinta fase de desenvolvimento, conhecida como ISND-5, com a QP e a Occidental Petroleum colaborando no projeto. O projeto é projetado para sustentar a produção do campo em 100.000 bopd.
Em julho de 2017, a Occidental emitiu uma licitação para trabalhos submarinos e plataformas. Em setembro de 2017, a mídia internacional relatou que pelo menos quatro grandes contratantes de EPC estavam competindo por um pacote offshore que incluía engenharia, aquisição, construção, transporte e instalação de dutos submarinos e risers associados, tubos J e umbilicais, bem como transporte e instalação de uma plataforma suportada pelo condutor