A Fenasucro & Agrocana, a maior feira do mundo voltada exclusivamente ao setor de bioenergia, foi finalizada na última sexta-feira, (19/08), e contou com a apresentação de diversas propostas para o setor de combustíveis. Entre elas, está o projeto de tecnologia de substituição do diesel pelo etanol hidratado, que reduz a emissão de poluentes em partículas e não necessita da alteração nos motores, garantindo assim mais sustentabilidade na utilização no setor de transportes.
Feira Fenasucro & Agrocana apresenta nova tecnologia de substituição do diesel convencional pelo etanol hidratado, que garante mais benefícios à sustentabilidade
A Fenasucro & Agrocana aconteceu durante os quatro últimos dias da semana passada e reuniu representantes do mundo inteiro para uma discussão do setor da bioenergia e de novos empreendimentos, tecnologias e soluções voltadas para a sustentabilidade no ramo.
Dessa forma, a tecnologia de substituição do diesel convencional pelo etanol hidratado foi uma das grandes apostas da feira para o futuro do setor. O projeto do “diesel verde”, como ficou conhecido, foi lançado como uma grande promessa de mais sustentabilidade nas operações de transporte.
O projeto de tecnologia do novo diesel foi abordado durante o Visão Agro Talk: O Futuro da Energia Verde, que apresentou as tendências e destaques para o setor na geração da energia limpa e renovável.
O executivo Marcos Daniel de Lima, engenheiro de Automação, Diretor de P&D e Inovação Tecnológica da DUO Automation, comentou sobre o projeto e disse que esse é um ótimo momento para implementar essa tecnologia.
Isso, pois o etanol hidratado pode substituir o diesel sem necessitar mudanças nos motores, além de reduzir a emissão de poluentes de particulados, garantindo mais sustentabilidade no transporte.
Ele complementou sua fala na Fenasucro & Agrocana e disse: “O etanol, hoje, atende bem veículos leves. Só que está sofrendo uma concorrência dos elétricos, do hidrogênio verde, dos híbridos, além da pressão do preço do petróleo. O que afeta diretamente o produtor e o consumidor. Já são 10 anos de pesquisas desta solução produzida com tecnologia nacional tanto para as usinas como para o mercado consumidor e sociedade. Em 2024 já teremos o diesel verde como realidade. É um futuro bem próximo para o setor”.
Etanol hidratado como substituto vem para tornar o setor de transportes mais sustentável e minimizar os impactos ambientais
Um dos maiores problemas apresentados durante a Fenasucro & Agrocana quanto à utilização do diesel convencional no setor de transportes é o alto índice de poluição nos transportes públicos brasileiros.
O executivo Marcos Daniel de Lima ressaltou que a poluição causada pelos ônibus no Brasil ainda é grande e que o etanol hidratado como substituto do diesel é a grande solução para minimizar os impactos ambientais dessas atividades diárias de transporte.
Já em relação à utilização do novo projeto no campo, ele confirmou que a tecnologia pode ser implantada em qualquer usina e pode representar lucro, porque elas consomem 10% de seu faturamento bruto com diesel fóssil para frotas e máquinas.
Agora, a companhia participante da Fenasucro & Agrocana se prepara para investir ainda mais no diesel verde e espera expandir a utilização do combustível já nos próximos 2 anos.
Realizada no Centro de Eventos Zanin, em Sertãozinho, no estado de São Paulo, a Fenasucro & Agrocana é a maior feira do mundo exclusivamente voltada à toda cadeia produtiva de bioenergia e contou com a participação de representantes do setor da bioenergia de todo o mundo durante os dias 16 e 19 de agosto.